Secretaria de Saúde participa de abertura da Semana Brasileira de Enfermagem
A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, participou na manhã desta segunda-feira, 13, da abertura da Semana Brasileira de Enfermagem, no Centro de Convenções de Aracaju (CIC). Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN), o evento acontece anualmente em alusão ao dia 12, que marca o dia do profissional da enfermagem, e tem o objetivo de discutir temas e questões ligadas aos profissionais da área.
Com o tema ‘Consciência profissional e a Enfermagem no cuidado com a vida’, a programação do encontro segue até o próximo dia 20. Para a secretária Joélia Silva, a categoria tem uma importância muito grande na sociedade.
“O enfermeiro desempenha um papel essencial na saúde pública no país. Na estratégia de Saúde da Família, percebemos, em rápida análise que, na maioria dos estados e municípios, ele está na linha de frente das equipes. A questão das linhas de cuidado, que tanto pregamos na Saúde Pública, dialoga por si só no papel que o enfermeiro desempenha ao longo do dia a dia. Sem dúvida, é uma das maiores categorias profissionais que temos no país”, diz.
Segundo a presidente do Coren, Gabryella Garibalde Rezende, participam do evento palestrantes de todo o país. “Temos palestrantes de São Paulo, Tocantins e convidamos todos os profissionais de enfermagem do nosso Estado. A programação deste ano conta também com a realização de minicursos. Trouxemos também uma inovação, que é a realização do evento paralelo em cinco sedes regionais: Nossa Senhora da Glória, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto”, destaca.
Durante a abertura da Semana de Enfermagem, diversos representantes de classe e instituições ligadas à Saúde prestigiaram. Entre eles, a secretária de Saúde de Aracaju, Goretti Reis, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Sergipe, Maria Cláudia Matos, o presidente da Fundação Hospitalar de Saúde, Marcelo Vieira, a representante do Conselho Federal de Enfermagem, Irene Ferreira, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Flávia Brasileiro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Augusto Couto, além do presidente da Sociedade Médica de Sergipe, Petrônio Gomes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]