[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os funcionários da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – trabalharam intensamente para proporcionar um carnaval alegre e tranqüilo aos foliões que participaram da festa realizada pela Prefeitura de Aracaju, na praça de eventos do mercado municipal, entre os dias 08 e 12 de fevereiro.
O SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – atendeu cerca de 160 casos. Desses apenas 12 necessitaram de remoção para os hospitais da cidade. Segundo o coordenador do serviço, Márcio Barreto, os problemas mais graves foram decorrentes de brigas e facadas. A média de atendimento foi de 10 minutos.
A SMS disponibilizou, por noite, dois médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e motoristas. Quatro ambulâncias deram cobertura, sendo uma UTI e três de suporte básico.
O SAMU contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou o resgate e o transporte dos pacientes. Além disso, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema de fiscalização dos restaurantes, vendedores ambulantes e barracas.
Nos quatro dias do evento, cerca de 70 bisnagas de ketchup, mostarda e maionese foram apreendidas por mau acondicionamento. Apesar das apreensões, o número de problemas encontrados foi considerado baixo.
De acordo com os técnicos da Vigilância Sanitária da SMS isso se deve ao amplo trabalho realizado antes mesmo do início da festa. No ato da inscrição, ocorrida na Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – os comerciantes recebiam cartilhas educativas informando como manipular e acondicionar os alimentos.
Os fiscais também orientaram os foliões, indicando como identificar e dessa forma evitar a ingestão de produtos com procedência duvidosa. Todo material apreendido será incinerado pelos agentes da Vigilância Sanitária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.