[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A secretária de Administração de São Paulo, Helena Kerr, está em Aracaju hoje a amanhã, dias 13 e 14 de junho, presidindo a XXVII Reunião do Fórum Nacional de Secretarias de Administração das Capitais. Confira, a seguir, uma entrevista realizada com ela sobre o Fórum:

Agência Aracaju de Notícias – Por que Aracaju foi a cidade escolhida para sediar a XXVII Reunião do Fórum Nacional de Secretarias de Administração das Capitais?
Helena Kerr – Nossas reuniões se realizam a cada três meses, sempre tendo como sede uma das capitais brasileiras. No final de cada reunião, escolhemos por consenso a data e local da próxima. Na última reunião, que ocorreu em São Paulo, Recife, Goiânia e Aracaju haviam se candidatado. Recife iria sediar, mas precisou mudar. Agradecemos a acolhida de Aracaju, tendo certeza de que teremos não só uma ótima reunião técnica, mas um espaço privilegiado para convívio e trocas que nos ajudem a enfrentar nossos desafios de modernização e democratização da gestão pública nas capitais brasileiras.

AAN – O que será discutido nesta reunião em Aracaju?
Helena Kerr – A discussão abordará os seguintes temas: Gestão por competências, Financiamentos de Programas de Modernização (PMAT) e Sistemas de informações gerenciais como suporte à tomada de decisão de recursos humanos.

AAN – Atualmente, que capitais participam das discussões?
Helena Kerr – Todas as capitais são convidadas a participar do Fórum. Desde a reunião de Salvador, realizada em novembro de 2001, temos feito um esforço conjunto – bem-sucedido – para ampliar a participação dos secretários das capitais. Estamos esperando que nesta reunião de Aracaju, cresça ainda mais a presença. Estão confirmadas: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

AAN – É eficaz discutir soluções para a gestão de capitais tão diferentes?
Helena Kerr – Não tenho dúvidas de que sim. O Fórum é um órgão colegiado que tem como objetivo propiciar intercâmbio de experiências na área de gestão pública municipal entre as capitais brasileiras, incentivando-as na formulação de uma política geral de recursos humanos, serviços gerais e reestruturação da administração pública. A inovação na gestão pública pode ter origem em qualquer dos municípios e conhecer o que deu certo e o que deu errado é essencial para a redução do tempo de aprendizagem. Ganham como isso os moradores das capitais. Além disso, há muitas questões comuns a todos esses municípios que podem ser melhor encaminhadas quando em conjunto, como questões relativas à reforma da previdência. Juntos temos mais condições de resolver problemas específicos das capitais no âmbito da federação.

AAN – Dos temas assinalados, que encaminhamentos a senhora espera que a reunião em Aracaju possa definir? Quais seriam as prioridades dos Secretários?
Helena Kerr – A pauta da reunião traduz os temas mais relevantes para as capitais participantes. Cada vez mais, as secretarias de administração das capitais têm papel estratégico na modernização da gestão pública. Novas tecnologias de informação, inovação na gestão de suprimentos, capacitação continuada, novos modelos de gestão de pessoas são prioridades dos secretários que reconhecem seu papel na criação de uma nova administração pública, moderna, eficiente, ética e transparente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.