[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma pausa para a literatura e a poesia. Na manhã desta terça-feira, dia 5, a Roda de Leitura do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) reuniu estudiosos, professores, alunos e aficionados pelas obras dos escritores Gabriel Garcia Márquez e Ferreira Gullar na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento foi mediado pelos professores Antônio Carlos Viana e Maruze Reis.

Visando aproximar público e escritores, há três anos a Roda de Leitura trabalha com autores sergipanos, nacionais e internacionais. As discussões são intermediadas por especialistas convidados, os quais discutem  produção literária  e a influência da mesma na sociedade.“Nem sempre o público tem a mesma base de informações sobre o autor, isso nos direciona a estudá-lo e planejarmos uma linguagem universal. Na poesia, por exemplo, temos que fazer o público perceber as nuances do texto. Em todo esse trabalho, temos a função de fazer com que o público transpasse as barreiras”, explica a mediadora Maruze Reis.

Na opinião do professor Antônio Carlos Viana, o encontro proporciona um intercâmbio de ideias. “Não estamos aqui para dar aula. A participação é fundamental para que possamos desenvolver a Roda de Leitura.”, disse.

Participante assídua do projeto, Lady Dias dos Santos revelou não perder a chance de conhecer novos escritores, além de relembrar dos antigos e imortais nomes. “A cada encontro, descubro um mundo novo. Faço parte da Roda de Leitura desde o início e sempre me mostro dispostas a comparecer as primeiras terças-feiras de cada mês, porque julgo ser um momento exclusivamente revelador. Acho fantástico, pois me remete a refletir e trocar ideias, só por isso já basta”, declarou.

Para o ator Euler Lopes, a escolha de determinados autores atrai curiosos e seguidores dispostos a entender melhor a obra de seus escritores preferidos. “Quis participar por gostar do Gabriel Garcia Márquez, mas também simpatizo com a obra de Ferreira Gullar e avalio essa oportunidade como de fundamental importância, pois acho que muito mais importante que discutir o conteúdo literário, temos aqui pessoas que estão dispostas a falar sobre as produções”, diz.

“O objetivo da Roda é aprofundar a leitura de autores contemporâneos. Para tanto, se faz de fundamental importância a colaboração de nossos mediadores, que são voluntários do PROLER. Por todo esse empenho temos que agradecer pubicamente a permanência no projeto ao longo desses anos”, destaca a diretora da Biblioteca, Sônia Carvalho.

A roda de leitura faz parte da programação do ‘Mês do Livro Infantil’, evento promovido pela Secult. Clique e confira a programação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.