Secretaria de Educação vai apresentar ações em Itabaiana
Durante dois dias, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai apresentar à comunidade do município de Itabaiana e do território do Agreste Central as ações pedagógicas relacionadas à melhoria da qualidade do ensino. A iniciativa faz parte do projeto ‘Sergipe de Todos’, que acontecerá nesta sexta-feira, 9, e no sábado, 10, e que tem como objetivo aproximar as ações do Governo do Estado da sociedade.
A SEED vai levar para o município de Itabaiana os programas Sergipe Alfabetizado, QualiVida, Pró-Letramento e Alfa e Beto, além das atividades do Centro de Referência em Educação Especial (CREESE) e do Departamento de Educação Física (DEF). Para o desenvolvimento dos trabalhos a Secretaria da Educação disponibilizará técnicos para atender a comunidade.
Em uma das ações será realizado o cadastramento para o programa Sergipe Alfabetizado, que objetiva reduzir os índices de analfabetismo no Estado, alfabetizando 120 mil jovens e adultos em quatro anos. O público alvo será o analfabeto a partir de 15 anos. Os técnicos do Centro de Referência em Educação Especial também irão realizar o cadastramento de alunos portadores de necessidades educativas especiais. A partir desse trabalho as crianças terão um acompanhamento pedagógico e serão encaminhadas para as escolas.
Na Região da Diretoria Regional de Educação (DRE 3), cuja sede é Itabaiana e compreende os municípios de Carira, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Ribeirópolis, Frei Paulo, Pinhão , Pedra Mole, Macambira, Campo do Brito, São Domingos, Areia Branca, Malhador e Moita Bonita, o Governo de Sergipe já está alfabetizando 7.369 pessoas. As aulas começaram no último dia 28 de abril em 375 salas de aula, incluindo as 14 cidades e a penitenciaria de Areia Branca. No próximo dia 12 de maio, mais 84 salas estarão funcionando. Novas turmas serão abertas a partir do cadastro realizado durante os dois dias na praça da Matriz.
O Departamento de Educação Física (DEF) ficará responsável pelas atividades de lazer. Serão oferecidas oficinas de gesso, pipa e reciclagem, além de colagem e pintura em desenhos prontos. Como parte da programação as crianças e jovens terão à disposição jogos de dama, dominó, baralho, pega-vareta, jogo de preguinho, quebra-cabeça e ludo.
A comunidade, pais e professores das redes estadual e municipal terão acesso ainda a informações sobre os programas Alfa e Beto e Pró-Letramento, que são coordenados pelo Departamento de Educação (DED). O Pró-Letramento é um programa de formação continuada destinado a professores e especialistas do ensino fundamental, que visa a melhoria da qualidade do ensino da leitura e escrita e da matemática nas séries iniciais. Já o Alfa e Beto têm como objetivo reduzir os índices de repetência e evasão nas primeiras séries do ensino fundamental. Serão realizados jogos e brincadeiras educativas nas áreas de linguagem e matemática para crianças de zero a 6 anos.
Pensando na qualidade de vida dos servidores da Educação do município de Itabaiana, a equipe do programa QualiVida, desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH), estará oferecendo várias atividades destinadas a saúde preventiva, atividade física, lazer, interação em grupo e informação. Dentro da programação acontecerá ainda Oficina de Voz e palestras motivacionais relacionadas ao trabalho. Também será realizado uma Oficina de Combate à Dengue, que acontecerá no auditório do Colégio Estadual Murilo Braga.
A população de Itabaiana e região vai receber ações do programa de Inclusão Digital Oitonomundo ,formatado através de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seed, e a empresa de telefonia OI. O serviço está sendo inserido pela primeira vez no Sergipe de Todos e será montado um estande, onde os técnicos da Divisão de Tecnologia (DITE/Seed), vão ensinar noções básicas de acesso a Internet. "O cidadão vai aprender a manusear o computador, construir o seu próprio E-Mail hospedado gratuitamente no sitio da OI , e ter acesso aos principais serviços disponíveis na Rede Mundial de Computadores", declara Nadja Cardoso chefe da DITE.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]