[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a meta de dinamizar os processos administrativos e educacionais das instituições de ensino municipais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou hoje, dia 24, três novos sistemas de interação virtual: o Sistema de Administração Escolar (SAEMEC), o Sistema de Controle e Remanejamento de Reserva Técnica do Livro Didático (SISCORT) e o Portal da Educação. Os programas foram apresentados aos coordenadores Pedagógicos e Gerais das escolas da rede municipal.

Reunidos no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, bairro Siqueira Campos, estabelecimento de ensino que vem funcionando como sede de desenvolvimento piloto do SAEMEC, os representantes das escolas que passarão a ter acesso aos sistemas e programas puderam se familiarizar melhor com as novas ferramentas de trabalho. Eles aproveitaram a ocasião para adquirir noções de seu funcionamento e definir algumas diretrizes básicas para que todas as escolas tenham igual acesso.

Presente durante a solenidade de lançamento dos sistemas, a secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, se mostrou bem confiante quanto à adaptabilidade dos coordenadores. “Sei que acostumamos com o mundo das máquinas de datilografia, mas nós temos que seguir em frente e acompanhar as modificações tecnológicas”, declarou. “A equipe da Semed está preparada para ajudar vocês em quaisquer eventualidades. Essa será uma adaptação não muito difícil de ser ultrapassada”, afirmou Rosangela.

Ainda segundo a secretária, a preocupação daqueles que coordenam escolas que ainda não possuem computadores já pode ser sanada. “Para solucionar esse problema de forma ainda mais dinâmica, ontem mesmo foi assinada uma licitação, liberando computadores para as escolas que necessitam”, informou. “A tendência da modernidade é fazer com que cada cidadão possa utilizar o computador como ele utiliza o ferro de passar roupas”, acrescentou. “Todos temos que nos esforçar para aprender. Colaborando com o grupo de apoio da Semed, estaremos colaborando com o projeto de evolução educacional que foi definido por nós mesmos”, concluiu Rosangela Santana.

SAEMEC

O SAEMEC é um software desenvolvido pelo Ministério da Educação com a finalidade de otimizar os processos administrativos das unidades de ensino, disponibilizando diversas ferramentas que atendem a comunidade escolar. Esse software é de distribuição gratuita e está adequado às exigências legais do MEC.

Tendo como principal objetivo informatizar todos os processos administrativos das escolas, desde as matrículas até emitir notas de transferências, o sistema também funciona como meio de implantar uma cultura de uso da informática na escola.

Para que esse sistema fosse implantado com sucesso em todas as escolas municipais, a partir do mês de fevereiro, a EMEF Presidente Vargas passou a funcionar como piloto da implementação. Então, a partir dos resultados obtidos nesse processo, com uma noção abrangente de implementação, treinamento de funcionários e acessibilidade dos membros da escola, a secretaria se sentiu apta a iniciar a informatização administrativa das demais escolas da rede municipal.

SISCORT

Um ambiente on-line, disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde deverão ser informadas todas as movimentações ocorridas com os livros didáticos dentro da escola. Esse é o SISCORT. Cada unidade escolar pode, por meio de seu dígito de acesso (logon) e senha, efetuar suas solicitações e remanejamentos para o atendimento das necessidades relacionadas a material didático.

Ainda para auxiliar e informar as escolas sobre as principais mudanças do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2004, assim como para que eles obtenham um maior e melhor controle sobre o acervo da escola, a Secretaria Municipal de Educação preparou o caderno “Fique Atento”, uma cartilha contendo todas os esclarecimentos necessários. Essa cartilha também foi entregue hoje à tarde aos coordenadores da escola, presentes no evento.

Portal da Educação

Esse portal foi concebido com o propósito de aproximar alunos e professores, geograficamente dispersos num trabalho cooperativo. As ferramentas disponibilizadas nesse portal permitem as mais variadas possibilidades de comunicação, interação e construção de projetos de aprendizagem. Dessa forma, esse espaço se firma como um ambiente virtual de intercâmbio e construção de conhecimento à disposição de todos. Para ter acesso, o usuário apenas precisa acessar o endereço eletrônico: www.aracaju.se.gov.br/educação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.