Secretaria de Comunicação faz reunião com a imprensa do Alto Sertão
A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) realizou no sábado, 22, no Xingó Parque Hotel, em Canindé do São Francisco, o segundo encontro do programa ‘Mídia e Governo’. Idealizado pela Secretaria com o objetivo de aproximar o Governo dos empresários e profissionais de comunicação do interior do Estado, o evento reuniu, desta vez, representantes das cidades do Alto Sertão.
Radialistas e jornalistas de emissoras de rádio e veículos de comunicação do Alto Sertão, além de assessores e secretários de comunicação das prefeituras de municípios como Canindé do São Francisco, que apoiou o encontro, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu e Poço Redondo assistiram a um vídeo sobre o desenvolvimento do trabalho da Secom nos últimos nove meses, foram apresentados aos profissionais da equipe da Secretaria e também conheceram um pouco mais sobre os projetos e produtos que estão sendo desenvolvidos.
"Queremos que, através dessa ação, se estabeleça um canal de diálogo com os profissionais do interior para que a nossa comunicação seja qualificada. A integração dessa comunicação é fundamental para que, ao fim do processo, os cidadãos tenham concretizado o seu direito à informação", avaliou a secretária de Comunicação, Eloísa Galdino.
Debate
Durante o evento, os profissionais tiveram a chance de expor diretamente suas sugestões, dúvidas e reclamações. "Esse evento foi muito importante, principalmente para mim, que não conhecia de perto a Secom e não tinha participado de nenhum encontro como esse. Acho que esse contato vai contribuir muito para o desenvolvimento dos municípios", opinou Kleber Damião, assessor de comunicação da Prefeitura de Gararu. Para o radialista Abel Alves, da rádio Educadora de Frei Paulo, o encontro possibilitou uma verdadeira integração. "É uma iniciativa inédita. A Secretaria de Comunicação mostrou muito dinamismo e a vontade de fazer uma parceria salutar conosco", analisou.
O ‘Mídia e Governo’ é um projeto desenvolvido dentro dos princípios que norteiam o trabalho do órgão, a integração e a transparência. A meta da Secom é trabalhar em parceria com os veículos para potencializar a divulgação e o conceito de informação como direito do cidadão e instrumento de crescimento e inclusão social dos municípios sergipanos.
"No nosso Governo, a comunicação está sendo fortalecida enquanto política pública. O Governo do Estado tem um projeto que precisa ser compartilhado. Ele não pode ser um processo imposto, deve ser pactuado para que seja mais forte. Estreitando os laços, poderemos saber melhor quais são as necessidades na área de comunicação nesses municípios, para que possamos cumprir melhor o nosso papel, que é de prestar serviços para a comunidade", disse a secretária.
Próximas etapas
Os encontros do projeto serão realizados em todos os oito territórios do Estado, divididos de acordo com a nova organização proposta a partir do Planejamento do Desenvolvimento Territorial e Participativo. O primeiro evento aconteceu no dia 18 de agosto, em Lagarto, congregando comunicadores da região Centro-Sul. Já o terceiro encontro do projeto está programado para novembro e reunirá comunicadores da região Agreste.
Participaram do encontro o secretário-adjunto de Cultura do Governo do Estado, Marcelo Rangel, os diretores de Imprensa e de Marketing da Secom, Leonardo Zanelli e Caroline Portugal, as assessoras do Núcleo de Integração e Projetos da Secretaria, Nanah Alves e Kadydja Albuquergue, o coordenador de Imagem da Secretaria, Márcio Dantas, a diretora do Núcleo de Audiovisual da Secom, Celiene Lima, assessores de comunicação das secretarias de Educação, Ofélia Onias e Givaldo Ricardo, Segurança Pública, Lucas Rosário, e Saúde, Nadja Piauitinga, e do Detran, André Carvalho, e o presidente do Sindicato das Empresas de Comunicação do Estado de Sergipe (Sinaterj), Messias Carvalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretaria de Comunicação faz reunião com a imprensa do Alto Sertão – Eloísa Galdino
- Kadydja Albuquerque e Marcelo Rangel / Foto: Márcio Dantas/ASN