Secretaria da Mulher se reúne com autoridades em Itabaiana
Na sexta-feira, 7, a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM) realizou uma reunião na Câmara Municipal dos vereadores da cidade de Itabaiana com as principais autoridades políticas e representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) dos municípios vizinhos. O objetivo da reunião foi discutir e efetuar políticas públicas para mulheres do Agreste sergipano e apresentar o III Plano Nacional de Políticas para Mulheres.
De acordo com a secretária da SEPM, Maria Teles, esta apresentação do Plano Nacional se faz necessária para uma ação concreta e fortalecimento da coordenadoria existente em Itabaiana. Ressaltando também a importância da discussão sobre a implantação de centros nos 14 municípios circunvizinhos, tornando, assim, o trabalho mais efetivo na luta contra a violência feminina.
O prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, afirmou seu compromisso com a coordenadoria de Políticas para Mulheres e ressaltou que durante sua gestão irá efetivar as atividades que garantem os direitos das mulheres e dará total apoio aos centros e coordenadorias no enfretamento à violência.
“É de extrema importância buscar e promover uma segurança maior para as mulheres e gerar políticas que vão a favor destas vitimas de ações violentas. Será uma missão de todas as autoridades de Itabaiana. Assumiremos a missão junto ao Governo do Estado de expandir para outros municípios, coordenadorias e centros que promovam políticas para as mulheres”, afirmou prefeito.
Com intuito de implementar e alavancar as políticas públicas para as mulheres da região do Agreste, ficou acordado com todos os presentes uma capacitação para os centros e coordenadorias já existentes que será realizada nos dias 2, 3 e 4 de julho no auditório da Unit, campus de Itabaiana. E segundo a vice-prefeita, e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria de Lurdes Machado é importante firmar esta parceria com a SEPM porque ao mesmo tempo em que direciona um caminho a seguir, a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres ajuda na construção de condições para que as mulheres que sofrem de alguma violência criem coragem de denunciar e percebam que tem a quem recorrer quando necessitar.
Maria Teles esclareceu que esse contato com os municípios que já foram implantados as coordenadorias e centros é só primeiro passo para concretização efetiva das políticas para as mulheres e que reuniões com gestores e representantes dos municípios do Estado acontecerão sempre, até que todos os municípios façam parte da rede.
Na ocasião o vereador José Roberto Oliveira dos Santos compartilhou algumas experiências e ressaltou o porquê de defender esta luta por implantação de políticas para mulheres. “Toda política em prol da mulher deve ser valorizada, isso é muito importante e quero que seja uma realidade em Itabaiana e nos municípios vizinhos”, se comprometeu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretaria da Mulher se reúne com autoridades em Itabaiana – Fotos: Ascom/SPM