[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como parte da Semana Mundial da Alimentação, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas), realiza na próxima sexta-feira, 22, a I Feira Agroecológica “Unidos Contra Fome” e a exposição fotográfica “Alimentação: Direito de Todos”, com imagens de Edinah Mary.

A Feira acontece a partir das 10h no pátio da secretaria, localizada na rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju, com a exposição e comercialização de alimentos orgânicos, derivados do leite, da mangaba, além de degustação de alimentos biofortificados com valores nutricionais aumentados como feijão, arroz, trigo, mandioca, milho e batata doce. Diversos municípios sergipanos vão participar da feira, expondo seus produtos, entre eles Porto da Folha, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Gararu e Monte Alegre.

De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), Vânia Junqueira, a feira integra uma série de atividades que incluem cursos e palestras de forma a contribuir com segmentos da sociedade civil e governamental e atingir a intersetorialidade estabelecida pela Política do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional a partir do decreto de nº 7.272, de 25 de agosto de 2010.

“A ideia de realizar uma feira agroecológica surgiu a partir do sucesso das ações da secretaria junto aos agricultores familiares em diversos municípios sergipanos. Queremos apresentar a iniciativa do nosso Governo com o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Produtos Biofortificados, promovendo assim ações  in loco, tais como medição de pressão arterial, balança para cálculo do índice de massa corporal (IMC) com visualização de degustação de alimentos orgânicos. Além de conhecer também as experiências e práticas agroecológicas em Sergipe e dessa forma efetivar políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada”, informou a diretora.

A agroecologia é a implementação de novas técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos. O Governo do Estado trabalha a agroecologia em suas ações para o campo através da introdução de técnicas sobre o assunto nas atividades educativas que realiza em todo o estado através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emadagro). Para fortalecer essa ação, a Seides estimula a utilização da agroecologia nas comunidades onde atua.

Semana da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro desde 1945, numa promoção da Organização das Nações Unidas (ONU), através de seu órgão para a Alimentação e Agricultura (FAO). Promover a consciência política sobre o problema da fome no mundo e a transferência de tecnologias para o desenvolvimento agrícola e alimentar é um dos inúmeros objetivos da Semana em Sergipe.

O evento foi aberto no dia 15 e a programação continua entre os dias 25 e 28 com um curso de aproveitamento integral de alimentos do programa Sesi Cozinha Brasil, com 180 vagas divididas em quatro turmas. O curso é aberto e qualquer pessoa pode participar. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Seides, na rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.

Veja a programação completa da Semana Mundial da Alimentação em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.