[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, participou do encerramento do curso Educação Inclusiva – direito à diversidade, que aconteceu no início da noite da última sexta-feira, dia 4 de agosto, no Hotel Jatobá, na Orla de Atalaia. O curso é patrocinado pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, e é realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), pois Aracaju é uma das três cidades pólo do Estado.

A capital sergipana também foi a primeira cidade sergipana a trabalhar incluindo crianças Portadoras de Necessidades Educativas Especiais em salas de aula de ensino regular. “Estou muito feliz em perceber o quanto estamos avançando no quesito educação inclusiva e quando digo nós, não estou me referindo somente a Aracaju, mas aos educadores de uma maneira geral. Este entendimento sobre a importância do acolhimento à diversidade é importante, principalmente, por quebrar preconceitos”, comentou Tereza Cristina.

Nesta capacitação, primeira de 2006, realizada de 31 de julho a 4 de agosto, estiveram presentes gestores e professores de oito municípios ligados ao Pólo Aracaju, a exemplo de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, General Maynard, Nossa Senhora das Dores e Riachuelo, além de técnicos e professores da rede de ensino de Aracaju.

“O curso foi maravilhoso e alcançou as expectativas desejadas. Exceto Lagarto, que já havia participado de outro momento como este, os demais municípios participam pela primeira vez deste momento de sensibilização. Desde 2003, quando o programa foi implantado pelo MEC, o pólo Aracaju já sensibilizou 31 municípios para a importância da educação inclusiva, do direito à diversidade”, declarou a professora Niraíldes Machado Prado, assessora da Diretoria de Ensino da Semed e coordenadora do Pólo Aracaju.

Cada uma das cidades capacitadas recebe um material específico sobre o assunto enviado pelo MEC e assina um termo de compromisso com o pólo, de que assim que voltarem para seus locais de origem, serão multiplicadores da sensibilização recebida e implantarão em suas comunidades a abertura das escolas para todos, principalmente os que possuírem qualquer tipo de necessidade educativa especial, desde a hiperatividade até uma deficiência mental.

“Do total de municípios já capacitados, 50% conseguiu aumentar o número de PNEE matriculados em suas redes de ensino, um dado muito positivo em apenas três anos de trabalho. Em Aracaju, todas as escolas da rede estão preparadas para atender a este público. Hoje, 38 das nossas 78 unidades trabalham cotidianamente com a diversidade”, ressaltou Niraíldes, que no dia 23 estará em Brasília junto com a professora Fátima Diniz, coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed. Elas vão participar do seminário nacional sobre o assunto e apresentar para o gestor nacional os dados alcançados em Sergipe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.