[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Rio Grande do Sul sedia a segunda reunião ordinária de 2011 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura, entidade que é presidida pela secretária de Estado da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino. Os trabalhos tiveram início na manhã dessa quinta-feira, 9, em Porto Alegre, com presença do governador em exercício do Estado, Beto Grill, e da primeira-dama gaúcha, Sandra Genro.

O governador em exercício, Beto Grill, disse que é uma honra para o Rio Grande do Sul receber os gestores da Cultura de todo o país, e revela as intenções do Estado em se aproximar cada vez mais do Governo Federal.  “Nosso objetivo é fazer com que os gaúchos sejam sujeitos atuantes na formulação de políticas públicas para a área da Cultura”, declara Grill, que chefia o Poder Executivo do Rio Grande do Sul durante a viagem do governador Tarso Genro a Europa.

A presidente do Fórum, Eloísa Galdino, destaca a importância da participação do gestor em exercício na abertura dos trabalhos. “A presença do governador em exercício, Beto Grill, é sinal do prestígio que o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes da Cultura vem alcançando junto aos Estados, e da importância que a área vem conquistando na agenda da gestão pública. Ficamos muito satisfeitos com o discurso do gestor e, dessa forma, iniciamos os trabalhos no Rio Grande do Sul com o pé direito”, conta Eloísa.

A gestora recebeu das mãos do governador em exercício um livro sobre a história do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, onde acontece a segunda reunião ordinária de 2011 do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes da Cultura. Além de Eloísa, Sandra e Grill, fizeram parte da mesa o secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Assis Brasil, e a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Graziela Saraiva.

Pauta

Após as boas vindas, a presidente do Fórum deu início à pauta de discussões. O Sistema Nacional de Cultura foi o tema do primeiro debate que envolveu todos os participantes. À tarde, a secretária de Cidadania e Diversidade do ministério da Cultura (MinC), Marta Porto, fez uma apresentação das principais atividades da recém-criada secretaria e ressaltou a importância do Fórum para a boa execução das ações desenvolvidas nela.

Projetos para a circulação cultural entre os Estados também foram discutidos entre os participantes, assim como a criação de Regiões Culturais e Territórios de Identidade, partindo de um projeto piloto que está sendo executado pelo Estado da Bahia.

A segunda reunião ordinária de 2011 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura prossegue nesta sexta-feira, 10, na cidade de Gramado, com discussões internas da entidade e debate sobre as ações do MinC para as secretarias da Cultura de todos os Estados que serão apresentadas pelo secretário executivo do Ministério, Vitor Ortiz.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.