Secretária busca apoio do MinC para ações culturais em Sergipe
Na última terça-feira, 23, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, esteve no Ministério da Cultura (MinC), em Brasília, onde capitalizou boas perspectivas para a política cultural do Governo de Sergipe. A agenda incluiu reuniões com a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rolemberg; com a secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão; e com a ministra da Cultura, Marta Suplicy.
Eloísa pleiteou a realização do Prêmio Agente Jovem de Cultura em Sergipe, bem como a viabilização de edital para implantação de novos Pontões de Cultura (pontos de cultura com projetos maiores que os convencionais) no Estado. Além disso, a gestora solicitou que o contribuição do MinC para um projeto da Secult que beneficiará mestres da cultura popular sergipana. A secretária Márcia Rolemberg acenou positivamente aos pedidos de Eloísa.
“O apoio do Governo Federal, via Ministério da Cultura, é fundamental para o fortalecimento da política cultural implementada pelo governador Marcelo Déda, uma vez que este projeto dialoga com a revolução na cena cultural brasileira iniciada em 2003, quando teve início a gestão do então presidente Lula. Não temos dúvidas que as ações discutidas nesse encontro causarão um impacto positivo significativo à cultura sergipana”, declarou Eloísa.
Reunião com a ministra
A data também foi marcada pelo primeiro encontro entre a ministra Marta Suplicy, que assumiu a pasta há pouco mais de um mês, e secretários estaduais da Cultura. Temas como o ProCultura, a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), construção das Praças dos Esportes e da Cultura, além da reformulação do projeto ‘Pontos de Cultura’, foram discutidos numa reunião em que a nova ministra deixou claro que quer acelerar alguns processos que estão paralisados.
No que diz respeito ao SNC, a secretária Eloísa Galdino, que por dois anos foi presidente do Fórum Nacional de Secretários da Cultura, sugeriu que a ministra formalizasse um pedido aos governadores dos Estados para que possa se avançar na elaboração das leis dos sistemas estaduais, essenciais para a elaboração do SNC. Marta achou a sugestão válida e disse que vai segui-la. A consolidação dos sistemas estaduais é fundamental para que o MinC possa destinar mais recursos para os Estados através do Fundo Nacional de Cultura(FNC).
A dinâmica da prestação de contas dos Pontos de Cultura, com excesso de critérios e considerada muito burocrática para ser imposta a instituições que não tem caráter público, também foi discutida. Segundo Eloísa, trata-se de uma queixa recorrente em todos os Estados e que vem sendo debatida nos últimos anos entre os participantes do Fórum. A ministra Marta falou que já tem ciência da questão e disse que o MinC vai estudar um novo formato que facilite o trabalho dos pontos.
Além de Sergipe e do Distrito Federal, cujo secretário Hamilton Pereira é o atual presidente do Fórum de Secretários, estiveram representados na reunião com a ministra Marta Suplicy os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará e Amapá.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretária busca apoio do MinC para ações culturais em Sergipe – Foto: Isabela Tavares/MinC