Seagri e Codevasf assinam convênio para convivência com a seca
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri) e o Governo Federal através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Vale da Parnaíba (Codevasf) firmaram nesta sexta-feira, 19, convênio no valor de R$ 4.870 mil, que serão utilizados na construção de 133 barragens subterrâneas, como também na aquisição e instalação de 106 kits de irrigação.
A Seagri foi representada no ato pelo secretário José Macedo Sobral, e a Codevasf pelo superintendente em Sergipe, Paulo Carvalho Viana. Presentes ao ato o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano e o diretor técnico João Quintiliano da Fonseca Neto, além de servidores da Codevasf e da Seagri.
Os recursos forma disponibilizados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) do programa de convivência com a seca, e repassados pela Codevasf à Seagri, devendo a execução ser efetivada pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).
O Superintendente da Codevasf em Sergipe, Paulo Carvalho Viana, falou na oportunidade sobre a origem dos recursos, enfatizando que o público alvo do convênio a ser beneficiado, terá como parâmetro área de terra de 2 hectares, e que essas especificações serão certificadas pela Seagri, através da sua vinculada a Cohidro, objetivando oportunizar aos beneficiários instrumentos para convivência com a seca.
O secretário José Sobral falou de algumas das ações em prática por conta do Governo do Estado de Sergipe. Ele comentou também sobre os graves problemas provocados pela estiagem prolongada, ressaltando o esforço governamental e as gestões sempre feitas visando a captação de recursos para atender às medidas emergenciais, em razão do impacto do problema tanto na agricultura como na pecuária.
José Sobral destacou ainda o programa Gado Bom voltado para a melhoria genética do rebanho da bacia leiteira do Sergipe, que deve ser materializado, afirmando que isso racionalizaria o processo de produção de leite dos agricultores familiares, por facilitar o acesso a matrizes muito mais produtivas, nesse caso da raça girolando, cuja produtividade comprovada e resistência ao clima permitem uma pecuária leiteira muito mais rentável. Ele destacou a expectativa com a construção das 133 barragens e a aquisição e instalação de 106 kits de irrigação cujos beneficiários se encaixam nas prerrogativas do convênio e são pequenos produtores do semi-árido.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seagri e Codevasf assinam convênio para convivência com a seca –