[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, coordenou na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório da Seagri, uma reunião para discussão do programa Água para Todos. O encontro contou com a participação dos secretários de Desenvolvimento, Sérgio Castro e o da Defesa Civil Nacional, Humberto Viana, além de assessores, todos representando o Ministério da Integração.

José Sobral destacou o grande momento que Sergipe se integrava, participando de discussões sobre o programa ‘Água para Todos’, do Governo Federal, instrumento de amplo alcance social e econômico para a região do semiárido sergipano, cujos reflexos certamente motivarão mudanças transformadoras para um representativo contingente de pessoas que têm domicílio no meio rural. O secretário ressaltou, ainda, o contributo da sua pasta, através de um levantamento em forma de proposta apresentada aos representantes do Ministério da Integração, baseada em experiências vivenciadas pela convivência diuturna com o homem do campo.

O secretário Oliveira Junior afirmou que o programa tem tudo a ver com o que é prioridade do governo de Sergipe, integrando os objetivos propostos ao trabalho em equipe dos gestores, pelo alcance aos residentes do semiárido, e representando a visão do governador.

Os representantes do Ministério apresentaram os diversos componentes da estratégia governamental para Sergipe, centrados numa melhor coordenação e melhor organicidade do acesso à água, envolvendo não apenas cisternas, barreiros e sistema simplificados de abastecimento, como também modelo de gestão ordenada, incluindo operação de emergência, que sazonalmente são prioritárias em algumas regiões, através do sistema de Caminhões Pipas. Assim, Sergipe assegura-se como piloto desse primeiro modelo, que contará com tecnologia para o rastreamento de toda a operação para garantir a entrega da água às famílias beneficiadas pelo programa, com total transparência perante a sociedade e órgãos de controle.

Através do Agrônomo José Holanda Neto, a Seagri apresentou propostas, oportunizando somação de dados com os diversos organismos diretamente ligados ao programa em Sergipe, incluindo cadastro da realidade local, sinalização sobre investimentos em razão das condições e das distâncias da adução de água, a exemplo de mananciais de superfície e subterrâneos. No estado, serão atendidos 31 municípios, observando-se as condições sanitárias da água ofertada, através de monitoramento das fontes.

O secretário Genival Nunes, enfatizou a existência de um plano diretor de abastecimento de água, disponibilizando para todos que integram o grupo de organismos estaduais e federais do projeto Água para Todos, um mapa digital, formatado por sua secretaria, que contém mais de 10 mil informações substanciais que servirão para a contextualização das propostas sergipanas.

Outros encontros serão agendados posteriormente entre o grupo sergipano e o Ministério da Integração, para ampliar definições mais exatas, que se coadunem com as reais necessidades de Sergipe na integração a esse projeto.

Participação

Estiveram presentes, ainda, os secretários de Estado de Planejamento Orçamento e Gestão, Oliveira Junior; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genivaldo  Nunes,  além do Chefe da Defesa Civil em Sergipe, Major José Erivaldo Mendes e assessores, o Presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, Assessores Técnicos da Seagri, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), da Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social e da Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco, (Codevasf).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.