SE e SP trocam experiências em projeto de inclusão socioprodutiva
A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, viaja nesta quarta-feira, 10, para a cidade de Osasco, em São Paulo, para acompanhar de perto a realização exitosa de um projeto social e, com isso, trocar experiências para implantação de projeto similar de inclusão socioprodutiva em Sergipe. Durante a manhã da quinta-feira, 11, haverá reunião com a gestora municipal de Osasco, Dulce Cazzuni, e com a coordenação do programa Osasco Solidária, desenvolvido na região pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão.
No decorrer da tarde da quinta-feira, 11, a secretária Maria Luci em companhia de sua chefe de gabinete, Rosane Cunha, da equipe técnica do Departamento de Renda de Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira e Robson Andrade, conhecerão o projeto Pão Sol, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ‘Pão Sol’ funciona em uma oficina setorial de alimentação como uma padaria solidária, cujo objetivo é promover a inclusão social e econômica para pessoas de baixa renda. O projeto capacita, há quase três anos, técnicos em panificação e confeitaria em toda a cidade de Osasco.
A proposta de acompanhar o projeto realizado em São Paulo surgiu a partir do investimento entre Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) de R$ 10.747.900,36 para o projeto de Inclusão Socioprodutiva, que irá beneficiar 23 municípios sergipanos com a implantação de centros de inclusão produtiva nas áreas de carpintaria/marcenaria, confecção silk-screen e padaria com confeitaria; fortalecimento de cadeias produtivas em apicultura e piscicultura; e ainda para a implantação de 15 centros de serviços para a população em encanação, construção, instalação elétrica, limpeza, cozinha e outros.
Todas as etapas desse projeto estão em andamento e os municípios contemplados já participaram de reuniões para assinatura de termos de cooperação e licitação com o objetivo de agilizar o processo de contratação de assistência técnica. As prefeituras já enviaram à Seides a relação dos locais selecionados para a implantação do projeto em cada município e demanda das áreas de qualificação para os centros de serviços.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SE e SP trocam experiências em projeto de inclusão socioprodutiva – A secretária de Estado da Inclusão