Saumíneo representa Jackson na abertura da Rodada de Negócios Petróleo e Gás
Estimular as pequenas empresas a prospectarem mercado. Como apoio a esse objetivo, o Governo de Sergipe, através do secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou da abertura da ‘VIII Rodada de Negócios dos segmentos Petróleo, Gás, Energia e Mineração’, realizada nesta quinta-feira, 21, no Hotel Prodigy, município de Barra dos Coqueiros. O evento segue até esta sexta-feira, 22, e conta com a participação de 110 micro e pequenas empresas ofertantes, que terão oportunidade de negociar com 16 grandes empresas ancoras.
A rodada de Negócios Petróleo e Gás é desenvolvida em parceria com a Petrobras e tem ainda a participação da Vale, Fafen, Energisa, Transpetro, ETX, Votorantim, dentre outras. Para a analista do Sebrae e gestora do projeto Petróleo e Gás, Ana Nunes, o momento é uma oportunidade de colocar num mesmo espaço para negociar grandes empreendedores que necessitam de diversos fornecedores de produtos e serviços com mais de 100 empresas ofertantes. “Nessas últimas sete edições mais de R$ 800 milhões foram gerados”, destaca. Durante a rodada, várias parcerias comerciais são firmadas e acabam se transformando em negócios. A expectativa da organização é que o volume de negócios gerados em consequência do evento supere R$ 100 milhões.
O secretário Saumíneo Nascimento ressalta a importância do evento como sendo essencial para a dinamização de um importante segmento da economia sergipana, pois o Estado de Sergipe é um dos principais produtores de Petróleo do Brasil, o maior produtor de cimentos do Nordeste e um dos maiores produtores de energia da Região Nordeste.
“O momento é uma oportunidade de interação entre ofertantes e demandantes, criando-se uma verdadeira adequação de consumo numa lógica de matriz insumo-produtos e serviços. Sergipe vem despontando no Cenário Nacional não somente pela produção atual de petróleo, mas também pelas novas descobertas anunciadas inclusive pela própria ANP e a consolidação dos empreendedores envolvidos na cadeia produtiva consolidará o crescimento empresarial dos fornecedores e dos consumidores”, ressalta o secretário.
Saumíneo observa ainda que o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec), lançará em breve um Edital específico para o setor empresarial, denominado de Tecinova, o qual se caracteriza em desenvolver a inovação às pequenas e médias empresas. O Tecinova é uma parceria do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep e os estados através das suas Fundações de Amparo à Pesquisa.
Em Sergipe, o Governo também oferece um suporte na área de petróleo e gás através do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado (ITPS) estruturado para atender demandas laboratoriais e de metrologia por parte de empreendedores. Há ainda um Parque Tecnológico em processo de conclusão de suas novas instalações e com possibilidades de ampliar a interação com os setores específicos do setor, além das ações de promoção de industrialização desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codise), via Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e a Junta Comercial de Sergipe (Jucese) que está abreviando os tempos nos processo de abertura e alterações de empresas.
“O governador em exercício, Jackson Barreto, que não pode está presente, face agenda de trabalho fora do Estado, desejou aos participantes sucesso, êxito e bons negócios, com contribuição para o desenvolvimento econômico de Sergipe”, comunica o secretário Saumíneo Nascimento.
Participação
Dentre as autoridades, também estavam presentes o subsecretário de Desenvolvimento Energético, José Oliveira Junior, o diretor técnico do Sebrae/SE, Emanoel Sobral, consultor da Petrobras Aladio Antonio e o representante da Vale, Eduardo Amaral.
- Saumíneo representa Jackson na abertura da Rodada de Negócios Petróleo e Gás – Fotos: Ascom/Sedetec