[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou mais uma etapa da 2ª Oficina Regional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde. O encontro ocorreu nessa sexta-feira, 19, na Escola Técnica de Propriá e reuniu mais de 80 conselheiros oriundos de 16 municípios da região.

O objetivo é capacitar os conselheiros dos 75 municípios sergipanos para que eles exerçam o controle social e também entendam o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe após a Reforma Sanitária de 2007. A ação faz parte da política de educação permanente em saúde do Governo do Estado de Sergipe e da SES.

“Estamos capacitando os novos conselheiros de saúde e avançando na discussão sobre a Reforma Sanitária implementada em Sergipe com os que já participaram da primeira etapa no ano passado”, informou a secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde e representante do Nugep da SES, Iara Senna.

A metodologia utilizada nas oficinas é a participativa. “Queremos, com isso, fazer com que os conselheiros se apropriem dos conceitos e que eles se tornem sujeitos ativos e formuladores de políticas públicas para a saúde em seus municípios”, assegurou o coordenador pedagógico da oficina, Elder Magno Freitas.

Para a conselheira do município de Carmópolis, Elizabeth Souza, a oficina é um instrumento importante para o desempenho de sua função. “Nós temos que fiscalizar todos os investimentos em saúde e para isso precisamos estar preparados. No município, nós já fizemos um calendário de visitas em todas as obras que estão sendo realizadas na saúde e temos um informativo para informar a população”, conta.

Números

Em 2010 já houve uma primeira oficina de capacitação envolvendo conselheiros de todas as regionais. Em 2011, as sete regionais de saúde receberão novamente a capacitação. Sendo que, para os conselheiros que já participaram da primeira etapa, a oficina possui um conteúdo mais específico sobre a Reforma Sanitária do SUS em Sergipe.

Até agora, quatro regionais já foram capacitadas: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória e Propriá. A próxima regional a receber a oficina será a de Itabaiana no dia 23. Até o final do ano, a previsão é capacitar 700 conselheiros municipais de saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.