Saúde reúne municípios para campanha contra a Raiva
A campanha de vacinação contra a raiva em Sergipe terá início na próxima segunda-feira, 19. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, se reúne com os 75 municípios para discutir as estratégias da campanha no Estado.
A reunião ocorre nesta terça-feira,13, às 8 horas, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A vacina, dosagem e meta serão discutidas com os coordenadores de Vigilância Epidemiológica e médicos veterinários dos municípios.
De acordo com a coordenadora do programa Estadual da Raiva, Monique Santana, os cães e gatos receberão a vacina durante o período de 19/11 à 21/12 deste ano. “Nossa meta é vacinar 245 mil animais. Serão disponibilizadas 350 mil doses da vacina antirábica”, disse.
Segundo a técnica da SES, cada município poderá escolher seu “Dia D” dentro do período estabelecido para a campanha. Só não podem ser vacinados os animais menores de três meses e em fase de gestação.
“O donos dos animais que perderem a data de vacinação por algum motivo, inclusive pela impossibilidade do animal receber a dose, devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município o quanto antes”, orientou Monique Santana.
Raiva
A raiva é uma doença causada por um vírus e pode levar à morte em poucos dias. Os sintomas nas pessoas são semelhantes aos de em animais. “Paralisia, agressividade, dores, enrijecimento muscular e falência dos órgãos, impedindo a alimentação”, explicou Monique Santana.
A técnica ainda ressaltou que a única forma de evitar a doença é por meio da vacinação dos animais domésticos. “Caso a pessoa seja mordida por um cão ou gato, deve procurar uma unidade de saúde imediatamente para que sejam feitos os devidos encaminhamentos”, orientou.
“As pessoas devem ficar atentas para o período de vacinação e levar seus animais até os locais estabelecidos pelo município onde reside. Uma medida simples pode evitar complicações e até a morte”, concluiu Silvio Santos, secretário estadual da Saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]