Saúde reúne comunicadores nesta 6ª para debate sobre dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h30, no auditório de sua sede, o seminário ‘Dengue: a responsabilidade social da imprensa’. O evento tem como objetivo abrir uma discussão com os profissionais de rádio, televisão, jornais e web sobre a cobertura jornalística dos fatos relacionados ao combate e controle da doença. A atividade marca a terceira edição do projeto Saúde & Imprensa.
“Este seminário é o tipo de iniciativa que aproxima a Saúde da população. No caso do tema dengue, que desencadeia um forte envolvimento das pessoas, não há como dissociá-lo dos meios de comunicação. E quando se tem uma imprensa com maior consciência técnica, a informação acaba sendo mais apurada e mais fiel aos fatos. Portanto, ao envolver a imprensa nesse processo de discussão o ganho é, certamente, dos cidadãos”, afirma o coordenador do Núcleo de Atendimento à Imprensa do Ministério da Saúde, Rodrigo Hilário, que será o palestrante nesta edição do projeto.
A jornalista Cássia Santana, repórter e colunista do Jornal do Dia, participará do seminário na condição de debatedora. Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, atuará como mediadora do debate. O evento é dirigido também aos estudantes de Jornalismo e Radialismo das universidades Tiradentes (Unit) e Federal de Sergipe (UFS). Os interessados em participar do seminário devem solicitar sua inscrição através do e-mail comunicacao@saude.se.gov.br.
A Coordenação de Comunicação está esperando uma participação maciça de profissionais e estudantes. “Temos uma excelente expectativa em relação a este seminário. Primeiro porque o tema interessa a todos os jornalistas e radialistas que labutam nas redações e cobrem os assuntos gerais da cidade; segundo porque estamos oferecendo a estes profissionais a oportunidade de se inteirarem sobre o assunto de maneira mais técnica. Nossa pretensão é de tê-los como aliados conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na divulgação dos fatos”, opinou a coordenadora de Comunicação da SES, Nadja Araújo.
Saúde & Imprensa
Ciente do importante papel que a mídia desempenha na sociedade, informando fatos e influenciando atitudes e comportamentos, a Secretaria de Estado da Saúde criou o projeto Saúde & Imprensa. Seu objetivo é o de oferecer informações técnico-científicas aos profissionais de comunicação, contribuindo assim para tornar cada vez mais qualificada a cobertura jornalística dos fatos e assuntos relacionados à saúde pública.
Nas duas edições anteriores, realizadas em outubro e dezembro de 2008, o projeto Saúde & Imprensa discutiu com os profissionais da área outros temas de grande relevância social, que foram ‘O impacto da cobertura de suicídios pela mídia’ e ‘Comunicação e Aids: a importância da imprensa na prevenção’.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]