Saúde ressalta importância da Unidade Móvel “Fique Sabendo”
Criada em dezembro de 2012, pela gerência do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Unidade Móvel “Fique Sabendo” tem a finalidade de levar o teste rápido para a detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) a todos os municípios sergipanos, além de áreas estratégicas de Aracaju, a exemplo dos mercados centrais, órgãos, empresas e feiras livres.
A Unidade Móvel é um micro-ônibus adaptado com duas salas de aconselhamento e uma sala para execução dos procedimentos, e vem facilitando o acesso aos testes rápidos junto às populações mais vulneráveis e de difícil acesso em povoados, rodovias e em situação de pobreza. Os profissionais de saúde que atuam na unidade pertencem ao serviço de saúde municipal local, com o apoio e supervisão da Gerência Estadual de DST/AIDS.
De acordo com o gerente estadual do Programa DST/AIDS da SES, Almir Santana, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” já se tornou uma importante ferramenta para obtenção do diagnóstico precoce de patologias como Hepatites B e C, Sífilis, e do HIV.
Experiência pioneira do Estado de Sergipe, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” foi destaque no IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e no V Congresso Brasileiro de AIDS, ambos realizados no último mês agosto, e é reconhecida pelo Ministério da Saúde como exemplo para todo o Brasil.
Ascom/SES – Qual a importância da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ para a população?
Almir Santana – Contribuir para a ampliação do diagnóstico precoce do HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Através do resultado, indicaremos o melhor tratamento para cada tipo patologia. Os exames realizados na unidade móvel são gratuitos e sempre acontecem de forma rápida. Além disso, ao final do exame, os usuários ainda recebem orientações dos profissionais, materiais informativos sobre as DST/AIDS, preservativos (masculinos e femininos), gel lubrificante, além de porta camisinhas.
Ascom/SES – Quais são os procedimentos realizados antes de uma pessoa se submeter a um exame na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’?
A.S. – Inicialmente, a pessoa responde a um questionário e depois é encaminhada para a coleta de sangue. O exame é bem simples. É coletada uma amostra de sangue obtida através da punção digital. Através dela, são realizados os teste rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites Virais B e C, que duram de 15 a 20 minutos para ficar prontos. Quando negativo, a pessoa é liberada. Caso positivo para alguma patologia, a pessoa será encaminhada aos serviços de saúde.
Ascom/SES – Como é a estrutura da Unidade Móvel?
A.S. – Assim que a unidade é estacionada, colocamos mesas e cadeiras e dois profissionais na parte externa, para que as pessoas possam realizar o cadastramento para realização do exame. Na parte interna, a unidade possui duas salas para aconselhamento pré e pós-teste, onde atuam enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, e mais uma sala para realização dos exames, sob os cuidados de enfermeiros e biomédicos. Vale lembrar que, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ de Sergipe é a única específica no Brasil para a Campanha ‘Fique Sabendo’ com essa estrutura.
Ascom/SES – Quais foram as campanhas realizadas este ano?
A.S. – Desde o dia 01 de dezembro de 2012, a unidade vem participando de vários eventos em feiras livres, praças públicas, empresas como a Petrobrás e em povoados, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Na BR 101, já levamos os exames para os caminhoneiros em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Nos bairros de Aracaju, também já fizemos diversas ações com a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Ascom/SES – Quantas pessoas já realizaram exames na Unidade Móvel este ano?
A.S. – Com relação aos testes de HIV, foram realizados 2.155, sendo 18 reagentes (positivos). Com relação à Sífilis, foram feitos 2.320 exames, sendo 87 positivos. Com relação às Hepatites Virais B e C, 883 exames foram realizados, sendo 4 positivos.
Ascom/SES – Quais serão as próximas campanhas que Unidade Móvel vai participar?
A.S. – As próximas campanhas serão no Mercado Central de Aracaju e na Orla de Atalaia, durante o mês de outubro. Já em novembro, serão realizadas ações na feira livre do município de Laranjeiras e na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão.
- Saúde ressalta importância da Unidade Móvel “Fique Sabendo” – A Unidade Móvel “Fique Sabendo” / Fotos: Ascom/SES