[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou na manhã dessa segunda-feira, 21, o acolhimento para os novos estagiários do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que atuarão nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

A partir dessa terça-feira, 22, o serviço contará com o apoio de novos 18 acadêmicos que permanecerão pelo período de um semestre nas unidades de São Cristovão e Laranjeiras.

“Inicialmente,  os alunos/estagiários atuavam apenas na unidade de São Cristóvão. Devido aos bons resultados alcançados na primeira parceria, ampliamos para mais uma unidade, onde atuarão durante três dias na semana”, disse a coordenadora interina dos CEOS, Graziane Couto.

Habitualmente, os alunos participam da rotina da unidade e executam, sob a supervisão do coordenador pedagógico, procedimentos cirúrgicos, de periodontia, endodontia e atendimentos aos pacientes especiais.

De acordo com o apoiador Estadual dos CEOS, Marlos Cabral, “essa iniciativa estabelece um vínculo entre a universidade e o serviço. Os alunos passam a entender a proposta da unidade e se aproximar ainda mais do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Para a aluna do 10º período, Tamires Fernandes, a experiência é aguardada com ansiedade. “Meus amigos gostaram de participar desse estágio. Para nós, esse momento possibilitará a prática daquele conhecimento que adquirimos dentro da universidade. Estou feliz em estagiar em uma iniciativa pública que oferece um serviço de qualidade”, comenta.

Segundo a professora de endodontia, Maria Helena Ribeiro, o acolhimento superou as suas expectativas. “Estou há 25 anos no serviço público e confesso que encontrei uma estrutura muito diferente do que esperava. Acredito que a UFS, a Funesa e a população têm muito a ganhar com essa parceria”, comemora.

CEO

Os CEOs representam uma das áreas de atuação do  programa “Brasil Sorridente”,  do Ministério da Saúde (MS), que promove melhores condições para saúde bucal dos brasileiros.

Atualmente, o Governo do Estado  administra, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), seis unidades que estão estrategicamente localizada nos municípios de Boquim, Laranjeiras, São Cristóvão, Propriá, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.