Saúde realiza quase 2 mil atendimentos no Sergipe de Todos em Ribeirópolis
Os estandes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) montados na Praça da Matriz da cidade de Ribeirópolis, onde aconteceu nesta sexta-feira, 4, a quinta edição do projeto Sergipe de Todos, atraíram mais de duas mil pessoas da região. Lá, os cidadãos puderam fazer o teste de glicemia, verificar a pressão arterial, tomar vacina contra várias doenças, verificar o peso ideal, fazer atividades físicas, assistir palestras de prevenção às DST/AIDS, ao uso de álcool e drogas, receber orientações de saúde bucal e das propriedades da água e dos alimentos e receber atendimento da ouvidoria.
De acordo com Cristiane Melo, gestora da Atenção Básica da SES e uma das responsáveis pelo estande da Saúde, foram realizados 1.856 pessoas. “Foi uma quantidade muito expressiva, considerando que foi somente um dia e com muita chuva. Mesmo assim, atendemos a um público variado entre crianças, jovens, adultos e idosos”, disse Cristiane, acrescentando que houve 16 palestras dos técnicos da SES.
A ribeiropolitana Maria Lurdes de Jesus, 75 anos, participou de muitas atividades oferecidas pela Saúde. “Eu achei um evento muito bom, tirei sangue para ver com está o açúcar, medi a minha pressão e ainda tomei vacina. Gostei muito desta atividade porque tirei um bocado de dúvidas sobre saúde”, contou.
Maria de Lourdes Souza Santos visitou todos os estandes e parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa. “São muitas as ações que o Governo nos proporciona, eu não sabia que eram tantas. No estande da Saúde fui muito bem atendida, verifiquei minha pressão, o meu peso ideal e ainda recebi folders explicativos sobre prevenção de doenças. Espero que haja mais edições do Sergipe de Todos aqui”, exclamou dona Lourdes.
De acordo com Daniel de Jesus Costa, secretário de Saúde de Ribeirópolis, projetos como o Sergipe de Todos aproximam as pessoas do Governo. “O povo percebe que a administração municipal está em sintonia com a estadual. Tivemos muito apoio da Secretaria de Estado da Saúde para estarmos aqui, em contrapartida deixamos no nosso posto de saúde uma equipe completa de plantão para qualquer eventualidade que possa ocorrer”, explicou.
Ordens de serviço
Durante o Sergipe de Todos, o governador assinou a ordem de serviço para a ampliação e adequação do Hospital Dr. Carlos Firpo, que, com investimentos de R$ 950 mil, será transformado em uma das 110 Clínicas de Saúde da Família (CSF) 24 horas que estão previstas no projeto da Reforma Sanitária de Sergipe.
“Ribeirópolis não pode ficar de fora da Reforma Sanitária, a população precisa cada vez mais ser melhor assistida, por isso vamos investir na Clínica de Saúde da Família e em outras áreas também”, finalizou, ao informar que já foram iniciadas as obras de recuperação da estrada que liga a BR-235 a Ribeirópolis e assinar outras ordens de serviço para construção do mercado de hortifrutigranjeiros e de casas em conjuntos habitacionais do município
Para Rogério Carvalho, secretário de Estado da Saúde, esta edição do Sergipe de Todos serviu para verificar mais de perto quais os problemas e as demandas de saúde em Ribeirópolis. "Todas as edições foram ricas para nós no conhecimento que tivemos da saúde nas cidades e regiões que as abrangem, porque estivemos perto do povo e escutamos as suas solicitações e necessidades. Além de transformar o hospital de Ribeirópolis em CSF, também vamos investir mais de R$ 7,5 mil para instalar uma base do Samu 192 Sergipe aqui”, informou o secretário.
A prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto, já havia participado do Sergipe de Todos em Itabaiana e, desde então, ficou interessada em levar o projeto à sua cidade. "A população precisa conhecer o que o Estado tem a oferecer”, explicou. “Eu estive no estande da Saúde, por exemplo, e vi como os técnicos respondem aos questionamentos de maneira educada. O Governo do Estado está de parabéns pela equipe que tem”, acrescentou a prefeita.
Pausa
Segundo o governador Marcelo Déda, esta foi a última edição do Sergipe de Todos antes do período eleitoral. O projeto coordenado pela primeira-dama, Eliane Aquino, já foi realizado em Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana, Simão Dias e Ribeirópolis.
"Estas cinco edições funcionaram como etapas de experiência, de adaptação, para verificarmos nossos acertos e falhas. Mas após as eleições, o Sergipe de Todos volta reestruturado e com ações mais completas porque este não é um projeto eleitoreiro, mas de proximação do governo com o povo”, enfatizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde realiza quase 2 mil atendimentos no Sergipe de Todos em Ribeirópolis – Foto:Wellington Barreto/SES