[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da gerência do programa Estadual de DST/Aids, em parceria com a Secretaria de Saúde de Maruim e estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe, realizou, nesta sexta-feira, 24, ações de combate à sífilis congênita.

As equipes da Estratégia de Saúde da Família realizaram um mapeamento de áreas de prostituição no município para disponibilizar preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante. Os profissionais de saúde identificaram profissionais do sexo grávidas que foram encaminhadas para fazer o pré-natal. Neste mapeamento foram encontradas quatro gestantes com sífilis e dois casos de sífilis congênita.  

“Foram iniciadas as investigações dos dois casos de sífilis congênita e chegamos à conclusão que houve diagnóstico tardio da gravidez, pré-natal tardio e também houve ausência de informações sobre o parceiro sexual da gestante”, explicou Almir Santana, gerente do programa DST/Aids da SES. 

A partir da descoberta dos casos de sífilis, a SES, junto com os estudantes de medicina da UFS, discutiram, com os profissionais de saúde de Maruim, estratégias para que as gestantes convencessem os parceiros a se tratar. “Se o parceiro não aderir ao tratamento, um profissional da unidade de saúde da comunidade irá abordá-lo e convidando a iniciar o tratamento. A equipe da SES realizou uma palestra informativa sobre a sífilis, destacando a importância do envolvimento do agente comunitário de saúde na prevenção das DST/Aids”, disse Almir Santana.

Disponibilização de preservativos

Como medida de contenção e prevenção da sífilis congênita e demais DST/Aids, foram discutidas estratégias para disponibilização de camisinha no município. Dentre os locais em que os preservativos serão disponibilizados está o Povoado Pau Ferro, que tem áreas de prostituição próxima à rodovia federal, povoados Oitetos e Pedras, que são áreas de grande fluxo de trabalhadores ligados à colheita da cana de açúcar, e o povoado São José, onde foram encontradas, até agora, quatro gestantes com sífilis.  

Outras ações serão realizadas na cidade: campanha na feira livre, ‘Fique Sabendo’ para diagnóstico precoce do HIV e Sífilis. “Essas ações vão garantir proteção para a população. A adesão das pessoas às formas de prevenção vai fazer com que elas levem uma vida saudável e sem preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis”, ressaltou Silvio Santos, secretário estadual de Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.