Saúde realiza ação educativa para eliminar focos de dengue em Simão Dias
Dona Lindaura da Silva estava lavando roupa quando uma equipe composta por agentes de saúde e militares do Corpo de Bombeiros bateu a sua porta. Moradora da cidade de Simão Dias, a dona de casa não sabia que na cisterna onde armazena água havia larvas do mosquito da dengue, foco eliminado imediatamente com o uso de larvicida. Naquele município, distante 103 quilômetros de Aracaju, cerca de 230 profissionais iniciaram nesta quarta-feira, 4, um intenso trabalho educativo e de eliminação de criadouros do Aedes Aegypti.
A ação se estenderá até sexta-feira, 6, na sede e em povoados de Simão Dias. De acordo com o tenente Queiroz, do Corpo de Bombeiros, todos os 7,5 mil imóveis do município serão cuidadosamente inspecionados pelas equipes. "São 130 militares e 100 agentes de saúde e de endemias, distribuídos em 20 grupos. Além de orientar os moradores, identificando e extinguindo criadouros, estamos recolhendo das ruas objetos que acumulam água e facilitam a procriação do mosquito", explicou o tenente.
Segundo Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, a mobilização foi pactuada entre Governo e município como medida preventiva, já que Simão Dias registrou epidemia da doença em abril, quando atingiu incidência de 500,71 casos para cada 100 mil habitantes, e agora apresenta risco médio de epidemia, como 191,45 casos para cada 100 mil residentes do município. "Como na sexta-feira, 6, e sábado, 7, acontecerá aqui o ‘Sergipe de Todos’, achamos que essa atividade também poderia antecipar a realização do projeto", comentou Sidney.
A secretária de Saúde de Simão Dias, Armandina Déda, destacou a importância da ação e disse que o Estado não tem medido esforços para auxiliar os gestores municipais na luta contra a dengue. "Em Simão Dias, por exemplo, nós temos mais de 42 mil habitantes, população que em sua maioria está dispersa nos povoados. Sendo assim, um reforço como esse é fundamental para que nossas equipes consigam fazer um trabalho cada vez melhor", pontuou Armandina.
Atuação
Uma ação semelhante foi realizada no início de maio nas cidades de Aquidabã, Itabaiana, Laranjeiras, Carira, Tobias Barreto, Feira Nova e Tomar do Geru. Na ocasião, aproximadamente 2,3 mil profissionais inspecionaram mais de 63 mil imóveis nos sete municípios. Assim como ocorreu nessas cidades, o trabalho em Simão Dias conta ainda com a supervisão de técnicos do Estado e município nas áreas de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica.
O trabalho coletivo do poder público, de instituições e da sociedade tem colaborado para a redução de casos da doença. Se em abril o Estado apresentava 698,8 casos da doença para cada 100 mil habitantes, em maio este número foi reduzido para 138,6, o que distancia Sergipe do alto risco e o aproxima do baixo. "Apesar disso, a população precisa permanecer alerta, inclusive porque ainda há casos de morte por suspeita de dengue. Precisamos do envolvimento de todos não só no período epidêmico, mas principalmente nos meses em que a doença pode acabar sendo esquecida", frisou Sidney.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde realiza ação educativa para eliminar focos de dengue em Simão Dias – Foto: Lúcio Telles