Saúde prepara avaliação de controle da dengue em Sergipe
A Gerência de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover no dia 15 de agosto a ‘I Reunião Estadual de Avaliação do Programa de Controle da Dengue de Sergipe’ para os gestores municipais e técnicos da área. O objetivo do evento é mostrar aos municípios a situação epidemiológica da dengue no Estado e sensibilizar cada vez mais os gestores para continuarem o trabalho de combate à doença nas regiões.
"Nunca houve em Sergipe um evento como este, solicitado pelo Ministério da Saúde a todos os estados. Neste encontro, vamos apresentar os novos informes aos gestores municipais e fazê-los conhecer a realidade da situação no país, nos estados e municípios vizinhos", disse Sidney Sá, gerente de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica estadual.
Para isso, um representante da Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Combate à Dengue vai ministrar uma palestra sobre a situação epidemiológica da dengue no Brasil e a própria gerente estadual de Zoonoses vai falar sobre a situação em Sergipe.
De acordo com Sidney Sá, a SES realizou no primeiro semestre um diagnóstico do Programa Estadual de Combate à Dengue (PECD) em 60% dos municípios sergipanos. Na oportunidade, a Secretaria de Saúde constatou que os gestores estão preocupados com o problema, mas não há ainda uma rotina de ações e, em algumas localidades, o número de agentes de saúde não é compatível com o número de imóveis da região.
"A nossa função não é executar as ações, é dar apoio institucional. Estamos sempre supervisionando e percebemos que alguns municípios não notificam todos os casos. Precisamos incrementar este trabalho, proporcionar educação em saúde junto às comunidades", explicou Sidney.
Dengue em Sergipe
A gerência estadual de Zoonoses notificou nos seis primeiros meses deste ano 730 casos de dengue. O número aponta uma redução de 19,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 902 casos da doença. De acordo com Sidney Sá, esta diminuição resulta do trabalho estruturado de prevenção e orientação desenvolvido pelos municípios com o apoio do Estado.
"O combate à dengue requer esforço coletivo. A Secretaria de Saúde está sempre orientando os municípios e a população sobre a doença, mas estes também devem cumprir seu papel. Nas visitas às residências, os agentes de saúde fazem o trabalho de supervisão e esclarecimento, mas no dia-a-dia todo cidadão deve se tornar um agente de saúde na sua casa e no seu bairro", disse Sidney.
Ela reforçou ainda a necessidade de precaver a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, com ações simples como não deixar água parada nos pratos de plantas e pneus, vedar as caixas d’água e lavanderias e colocar garrafas vazias de cabeça para baixo.
Clique aqui para saber mais sobre a prevenção e sintomas da dengue.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde prepara avaliação de controle da dengue em Sergipe – Sidney Sá / Foto: Isa Vanny