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A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está empenhada no processo de organização Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, prevista para entrar em funcionamento a partir de novembro. Um grupo formado por médicos obstetras, enfermeiras e neonatologistas trabalha diariamente para garantir os últimos ajustes do processo de transição.

Nesta fase final, os profissionais estão concluindo a testagem de equipamentos como bombas de infusão, incubadoras e berços aquecidos. De acordo com a diretora clínica da Maternidade Hildete Falcão, Verônica Távora, os serviços da Hildete serão transferidos para a Nossa Senhora de Lourdes de forma gradual.

Como os recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) precisam de maiores cuidados, eles devem continuar onde estão até o esvaziamento total do espaço físico, já que a intenção da Secretaria da Saúde é reformar o prédio da Hildete e transformá-la numa instituição para atendimentos de baixo-risco.

Simulações de atendimento foram feitas na maternidade Nossa Senhora de Lourdes para garantir a otimização do fluxo de pacientes de alto-risco. "Caso haja necessidade, faremos a mudança com a parceria de outras maternidades, a exemplo da Santa Izabel. Queremos proporcionar uma boa assistência para gestantes e bebês de todo o Estado e, por isso, estamos tomando os cuidados necessários", explicou Verônica.

Qualificação

Desde o início do ano, os funcionários da Hildete Falcão vêm participando de capacitações e treinamentos para atuar na nova maternidade. Através de uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a equipe de plantão que acompanha a rotina da UTIn teve a oportunidade de aprimorar métodos padronizados desenvolvidos em unidades de alto-risco de todo o país.

Neste mês, um grupo formado por médicos e profissionais de enfermagem foi treinado para utilizar e manusear corretamente os novos equipamentos hospitalares. Durante as aulas teóricas e práticas, os servidores puderam entrar em contato com a alta-tecnologia dos aparelhos. A meta é transformar essas iniciativas numa prática de educação permanente.

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