Saúde participa de sessão especial em comemoração ao Dia do Odontólogo
Em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Aracaju nesta manhã, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) teve a oportunidade de mostrar os passos dados pela atual gestão, para a melhoria da assistência bucal oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. O debate promovido pelo legislativo municipal teve como motivação o Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado nesta segunda-feira, 25.
A iniciativa, que resulta do requerimento do vereador Dr. Emerson, buscou reunir as entidades representativas e órgãos públicos, para homenagear o profissional de odontologia e discutir a relação do dentista com o SUS. Dentre os participantes, estavam Marcos Luis Macedo de Santana, da Diretoria do Sindicato dos Dentistas, Augusto Tadeu Santana, presidente do Conselho Regional de Odontologia, e José Augusto Santos Silva, da Associação Brasileira de Odontologia em Sergipe.
O discurso sobre as ações do Governo do Estado na área foi feito pela odontóloga Guadalupe Sales, que é coordenadora do Núcleo de Atenção Ambulatorial Especializada da SES. “Na atenção primária, o trabalho se concentra no incentivo à ampliação e no fortalecimento das equipes de saúde bucal, através da melhoria das condições de trabalho com as clínicas de saúde da família e da qualificação profissional resultante das capacitações ofertadas pelo Estado”, destacou.
Segundo dados da Diretoria de Atenção Básica da SES, nos últimos seis anos, o número de equipes de saúde bucal em Sergipe praticamente dobrou. Em 2004, eram 183. Já neste ano, a quantidade de equipes atuantes em todo o território sergipano chega a 362. “Na rede especializada, destacam-se os investimentos para implantação de oito Centros de Especialidades Odontológicas [CEOs], dos quais quatro já estão em funcionamento”, informou Guadalupe Sales.
As unidades que já se encontram em operação estão localizadas nos municípios de Boquim, Própria, Laranjeiras e São Cristóvão. Os outros quatro em fase de implantação ficam em Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Capela e Neópolis. “Os avanços já estão acontecendo. Porém, continuaremos trabalhando para a educação permanente dos profissionais que merecem, cada vez mais, melhores condições de trabalho”, ressaltou a representante da SES.
Profissionais
Marcos Luís Macedo, membro da Diretoria do Sindicato dos Dentistas, agradeceu ao apoio do legislativo na aprovação da lei de combate ao câncer bucal e falou sobre as conquistas da área de odontologia. “Hoje temos colegas de profissão muito bem capacitados e dispostos a desenvolver um digno trabalho onde se desloca, pois as condições são favoráveis. Nesta data, a categoria tem o que comemorar. Sem contar no conceito ‘A’ dado pelo MEC [Ministério da Educação] para o curso no estado”.
Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Augusto Tadeu Santana, possibilitar o sorriso é a melhor forma de trazer a dignidade. “Pretendemos implantar o programa ‘Brasil Sorridente ‘Laboratório de Prótese’ em Aracaju, que vai permitir a produção e oferta de próteses às pessoas que precisam. Com isso, iremos permitir que, cada vez mais, belos sorrisos sejam dados”, comemorou o dentista.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde participa de sessão especial em comemoração ao Dia do Odontólogo – Sessão foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju / Fotos: Alberto Dutra