Saúde participa de seminário sobre trabalho rural
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), participou do ‘Seminário das Condições e Ambientes de Trabalho na Produção de Cana-de-Açúcar no Estado de Sergipe’, na manhã desta terça-feira, 28, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Aracaju.
O MPT produziu um relatório sobre as condições dos trabalhadores rurais a partir de estudos realizados nos municípios de Capela, Japoatã, Nossa Senhora das Dores e Laranjeiras, em parceria com diversos órgãos federais, estaduais e municipais. O relatório teve participação da SES no que diz respeito às condições de saúde do trabalhador: salubridade das instalações sanitárias, dormitórios, intoxicação por agrotóxico, alimentação, medicamentos para situações emergenciais, dentre outros.
“O trabalhador rural está mais sujeito, por exemplo, a picada de um animal peçonhento e, muitas vezes, ele precisa de atendimento imediato. O local deve oferecer as condições para o atendimento e elas devem ser observadas pela Vigilância Sanitária”, explicou Antônio de Pádua Pereira Pombo, coordenador da Vigilância Sanitária da SES.
De acordo com o gerente de saúde do trabalhador da SES, Rafael Tavares Correia, o evento será o início de uma parceria com o MPT para garantir melhores condições de saúde às pessoas em seus ambientes de trabalho. “Temos a oportunidade de inserir a saúde no âmbito da pesquisa, da elucidação dos adoecimentos para melhorar as relações que existem na qualidade de vida e de trabalho das pessoas”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos, analisou a participação da SES no relatório do MPT como mais uma oportunidade de contribuir na melhoria da qualidade de vida da população. “Devemos atuar em várias frentes para fazer da saúde pública um instrumento para proporcionar qualidade de vida para a população. Essas parcerias nos tornam mais fortes para atuarmos em benefício do cidadão”, disse Silvio Santos.
Relatório
Além do estudo das condições de trabalho na produção da cana-de-açúcar, será realizado um estudo nas culturas do milho e da laranja. O relatório vai permitir que ações intersetoriais sejam desenvolvidas para melhoria das condições de trabalho no Estado.
“O estudo não termina como um documento que foi produzido para compor bibliotecas. Já iniciamos inclusive a elaboração do plano de ação que também será interinstitucional e colocamos, sempre, o Ministério Púbico do Trabalho como articulador desse processo de integração das várias instituições que já vem, isoladamente, fazendo um bom trabalho”, disse Manoel Adroaldo Bispo, procurador trabalho e responsável pelo desenvolvimento do trabalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde participa de seminário sobre trabalho rural – Fotos: Ascom/SES