Saúde participa da abertura dos Congressos de Cardiologia em Aracaju
A capital sergipana recebe a partir desta quinta-feira, 18, até o dia 20 deste mês, três grandes eventos relacionados à Cardiologia do Norte e Nordeste do país. São os congressos: XXXI Norte-Nordeste de Cardiologia, XXIII Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular e o X Sergipano de Cardiologia. A solenidade de abertura aconteceu nesta manhã, no Centro de Convenções de Sergipe e contou com a presença do secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, que representou o secretário Antonio Carlos Guimarães.
O objetivo é proporcionar uma ampla revisão e atualização da prática clínica contemporânea nas diversas áreas da cardiologia, contribuindo, assim, para o aprimoramento dos profissionais. Ao todo, cerca de 800 pessoas entre médicos, acadêmicos e demais profissionais de saúde participam dos congressos. Os encontros também serão palcos para divulgação do Estado de Sergipe como destino turístico, onde os participantes aproveitam para desfrutar do conforto, das belezas e do vasto cenário cultural e folclórico do Estado.
Para Jorge Viana, a importância dos três congressos em Aracaju é enorme, já que demonstra a relevância dos profissionais aqui do Estado no contexto nacional. “Três eventos em um só é uma ação muito boa, pois torna possível a reciclagem do conhecimento e, principalmente, a divulgação do Estado de Sergipe. Além disso, como a dra. Rika Kakuda e o próprio coordenador do congresso, José Teles, é fundamental homenagear àqueles que contribuem para o engrandecimento da medicina. E por fim, a escolha da nossa capital para recepcionar esses três eventos é ótima para o desenvolvimento do turismo na cidade e no Estado”, disse.
Em referência à dificuldade de se organizar tamanho evento, o doutor José Teles de Mendonça ressaltou o trabalho da equipe. “Este é um momento propício de expressar a alegria em realizar este congresso. O que poderia parecer difícil foi realizado graças aos componentes da comissão organizadora”, esclareceu.
Homenagens
Na ocasião, foram prestadas algumas homenagens aos profissionais renomados da cardiologia, dentre eles, o baiano José Augusto Soares Barreto, o sergipano Gilson Soares Feitosa, o também sergipano Mauro Barbosa Arruda, além do próprio José Teles de Mendonça.
Trabalho dos governos
Destacando a importância do trabalho com os governos, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jorge Ilha Guimarães, afirmou que é necessário um diálogo permanente para que a população tenha acesso a novos tratamentos. “Nós temos, hoje, uma Sociedade muito unida e participativa e temos conseguido uma presença muito grande nos governos para facilitar o acesso da população aos remédios que são de extrema importância para combater as doenças cardíacas”, pontuou.
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, que na ocasião representou o governador do Estado, Marcelo Déda, disse que o trabalho do cardiologista é reconhecido pela população principalmente pela dedicação. “Vou registrar a importância da cardiologia para sociedade e a presença da cardiologia na medicina. Três valores são os caracterizadores: o primeiro é o da dedicação, o segundo é do apuro técnico com o qual o trabalho de vocês deve ser executado, já que entregamos aos senhores a vida. O terceiro é o da preocupação com a pesquisa científica e inovação tecnológica. Com esse elenco de valores, fica consolidada a importância da sociedade a qual vocês fazem parte”, finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde participa da abertura dos Congressos de Cardiologia em Aracaju – Fotos: Fabiana Costa/SES