[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), promove amanhã e sábado o seminário ´Formação em Saúde e a Multiprofissionalidade no SUS´. O evento visa promover um amplo debate sobre a formação profissional em saúde, articulando os atores envolvidos no processo, como gestores, trabalhadores, usuários, docentes e estudantes. O seminário será realizado no Ceps, localizado no bairro Orlando Dantas, e contará com várias mesas de discussão, além de convidados de outros estados e instituições.

O evento é mais uma iniciativa voltada para debater um sério problema que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando, referente à formação dos trabalhadores da saúde. São entraves como a insuficiência de algumas categorias profissionais e técnicas para atuarem em determinado território; má distribuição em termos regionais e a inadequação dos perfis profissionais e técnicos às demandas do SUS.

De acordo com a coordenadora do Curso de Residentes e Especialização em Saúde do Ceps, Aída Celeste de Brito, uma das saídas para resolver o problema da formação profissional em saúde está na necessidade de discutir políticas de regulação, de apoio e de fomento à educação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão educativa.

“Uma das propostas do seminário é de articular uma rede de diálogo/interlocução/construção entre os diversos atores da área da saúde, a fim de que possamos materializar o debate acerca do tema das Residências Multiprofissionais em Saúde”, destaca.

A programação tem início às 9 horas de amanhã, com a abertura do grupo teatral da SMS. Logo em seguida, terá início a primeira mesa de discussão com o tema ´A formação multiprofissional como dispositivo para consolidação do SUS´. Os debates prosseguem até o sábado, dia 11, com a participação de expositores de outras instituições e Estados, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Sergipe, entre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.