[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Departamento de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Aracaju, por meio da Gerência de Antropozoonoses, realizou na manhã de hoje, dia 18, mais um trabalho de rotina no bairro Japãozinho para o controle de esquistossomose. A ação no referido bairro está sendo intensificada devido à solicitação da Unidade de Saúde José Augusto Barreto, que vem percebendo uma incidência muito grande da doença entre os usuários.

O número de casos de esquistossomose no bairro é muito grande devido à presença de córregos a céu aberto, o que possibilita a reprodução e disseminação do verme que transmite a doença através do caramujo.

A ação da Gerência é composta por três fases. Primeiramente, faz-se o reconhecimento da área, depois, o agente de saúde faz a entrega dos coletores do molusco aos moradores das residências correspondentes e os recolhe para análise em laboratório. Por fim, um molucicida (produto químico para eliminar molusco) é lançado nas águas mais próximas do contato humano.

A esquistossomose, também conhecida por xistosoma e barriga d’água, causa no ser humano sintomas como diarréia e dor abdominal. Quando não tratada, os ovos do verme podem se instalar em outros órgãos, levando a pessoa contaminada à morte.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.