[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), analisa a qualidade da água levada aos municípios sergipanos atingidos pela seca. Através da ‘Operação Pipa’, são monitoradas as condições de captação, armazenamento e distribuição do líquido para minimizar os riscos de contaminação pelo abastecimento.

Com foco na qualidade do transporte, a Vigilância Sanitária determina que os caminhões sejam destinados apenas ao transporte de água potável e que passe pelo processo de desinfecção regularmente. Entre outros critérios, também observa as condições físicas, de conservação, manuseio e limpeza das mangueiras e válvulas dos veículos.

Para manter a qualidade da água, a Divisa capta sua amostra e a encaminha ao Laboratório de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que analisa fatores como turbidez, coloração e a presença de coliformes totais e do Escherichia Coli, principal indicador de contaminação. “Mensalmente, nós emitimos um parecer técnico da qualidade. Quando alguma irregularidade é detectada, iniciamos um processo de fiscalização, que pode resultar na proibição do uso do transporte”, afirma Alexsandro Xavier Bueno, gerente da vigilância em saúde ambiental da Divisa.

A população também pode contribuir com a fiscalização. O cidadão que detectar alguma irregularidade na sucção, armazenamento e no transporte da água potável pode denunciar à Vigilância Sanitária Estadual, através do telefone (79) 3225 -3800. “A partir da reclamação, encaminharemos a demanda à Vigilância Sanitária do município e vamos ao local para checar as informações”, acrescentou o gerente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.