Saúde mobiliza municípios no combate à Sífilis em Sergipe
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia na próxima segunda-feira, 15, a mobilização de combate à Sífilis em todo Estado. O objetivo da ação, que segue até 30 de agosto, é identificar casos da doença nos municípios para tratá-los.
No dia da abertura do período de mobilização, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” estará na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, das 8h às 17h, para realizar o Teste Rápido para detecção da Sífilis.
De acordo com o gerente do programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, a campanha é necessária para reduzir os casos de Sífilis e Sífilis Congênita em Sergipe. “Entre 2007 e 2013 foram registrados 2.917 casos de Sífilis em adultos, 1.418 em gestantes e 1.352 casos congênitos”, contabilizou.
A mobilização envolverá a Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e as áreas de Saúde da Mulher de cada município. O Teste Rápido poderá ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pela Unidade Móvel “Fique Sabendo” em lugares de difícil acesso.
“A Unidade Móvel pode ser solicitada e agendada na Vigilância Epidemiológica da SES através do telefone (79) 3226-8300. O Teste Rápido será disponibilizado pela SES para os municípios. O planejamento das ações e o quantitativo de testes devem ser comunicados à gerência Estadual de DST/Aids, pelos e-mails: joana.santos@saude.se.gov.br ou naja.ch@hotmail.com”, orientou Almir Santana.
Além dos exames de triagem dos casos de Sífilis, a mobilização vai levar informações sobre prevenção para a população. “Vamos esclarecer sobre a importância da realização dos exames do pré-natal, assim que a gravidez for descoberta, tanto pela gestante quanto pelo parceiro, além de reforçar o uso do preservativo nas relações sexuais”, finalizou o gerente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde mobiliza municípios no combate à Sífilis em Sergipe – O médico Almir Santana / Foto: Ascom/SES