[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) um espaço destinado à vacinação de pessoas com necessidades especiais. O Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie) tem como objetivo facilitar o acesso da população com doenças e condições que podem ter necessidade de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações, para a prevenção de doenças.

As vacinas são ministradas gratuitamente, segundo informações da enfermeira do Crie, Jucilene Pacheco, e destinadas a pessoas portadoras de patologias ou síndromes – a exemplo das pessoas com Síndrome de Down -, doenças neurológicas incapacitantes, cardiopatias, insuficiência esplênica (como a anemia falciforme) e pessoas que retiraram o baço.

Não há faixa etária estabelecida para receber a assistência no Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais. “Atendemos do recém-nascido até o idoso”, destacou a enfermeira, informando que o Crie disponibiliza as vacinas contra a Hepatite A, varicela, pólio inativa, meningite C, tríplice bacteriana, dentre outras.

O centro recebe um público médio mensal de 300 pessoas, mas segundo Jucilene Pacheco, esse número está em crescimento. Embora o Crie tenha capacidade para receber uma demanda maior, a questão é que o serviço ainda não é amplamente conhecido pela população, embora a direção do centro desenvolva um trabalho de divulgação junto aos municípios.

“Distribuímos cartazes sobre o Crie em todas as unidades de saúde e nas entidades médicas. Também divulgamos o serviço nas capacitações que realizamos com os municípios”, explicou a enfermeira Jucilene Pacheco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.