Saúde já realizou mais de 1,3 mil cirurgias eletivas em 2007
Desde o início do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realizou centenas de cirurgias eletivas (agendadas) através do projeto específico do Ministério da Saúde (MS) para esta finalidade. De acordo com a coordenadora de Gestão de Sistemas da Secretaria, Tina Luiza Cabral, o Estado já concluiu 70% da meta estabelecida pelo projeto, que contempla a realização de cirurgias de catarata, vasectomia, herniorrafias, laqueadura e outros procedimentos cirúrgicos ginecológicos.
"Estamos encaminhando ao Ministério uma prestação de contas parcial dos recursos destinados a esta iniciativa. Pelo que já existe programado, acredito que nos próximos dois meses concluiremos o projeto", disse a coordenadora, acrescentando que já foram realizadas 926 cirurgias de catarata, 339 laqueaduras e 82 vasectomias, além de outras intervenções cirúrgicas.
Tina Cabral explicou que foram beneficiados cidadãos dos municípios que integram as regiões de Estância, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Nossa Senhora da Glória. "Os municípios das regiões de Lagarto, Itabaiana e Aracaju receberam recurso próprio para executar o projeto. As cirurgias eletivas realizadas pelo Estado não se resumem às ações deste projeto. Os hospitais regionais vêm realizando normalmente os procedimentos cirúrgicos", comentou.
Segundo ela, o Ministério da Saúde vem sinalizando que não vai mais trabalhar com projetos específicos e ações isoladas. "Está sendo montada uma nova política para a área. Consideramos que o ideal realmente é estabelecer filas únicas de cirurgias eletivas por regiões de saúde, com listas que sejam controladas pelo Sistema Estadual de Regulação que está sendo implantado para garantir a total transparência do processo", afirmou Tina.
As cirurgias viabilizadas através do projeto do Ministério da Saúde foram executadas no Hospital Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão, no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro e na Unidade Mista de Saúde do município de Japoatã.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde já realizou mais de 1