Saúde intensifica prevenção das DST/Aids com profissionais do sexo
O povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, recebeu a visita da equipe do programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo da visita foi iniciar trabalho de intensificação das ações de prevenção junto a profissionais do sexo.
A primeira etapa consiste em mapear as áreas de prostituição do estado com a ajuda de agentes comunitários de saúde dos municípios. Na oportunidade, eles disponibilizam preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e oferecem os exames para diagnóstico da sífilis e HIV a profissionais do sexo. O trabalho deles também identifica as profissionais grávidas para que possam ser acompanhadas no pré-natal, e assim, detectar a sífilis e o HIV na gravidez.
“No Brasil, a prevalência de infecção das DST/Aids em profissionais do sexo é oito vezes maior que na população em geral. Na população de faixa etária entre 15 e 49 anos, a prevalência das doenças é de 0,61% e em profissionais do sexo é de 5%”, contabilizou o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids .
Resultado da visita
O gerente informa ainda que foram visitados dois prostíbulos e identificada uma profissional do sexo soropositiva grávida sem realizar o exame pré-natal e acompanhamento ambulatorial. “Nós encaminhamos a gestante para uma Unidade Básica de Saúde para realizar o pré-natal e, também, será encaminhada para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju do Siqueira Campos, o Cemar, para o atendimento ambulatorial”, explicou Almir Santana.
O caso de HIV da profissional do sexo grávida não foi o único encontrado pela equipe de DST/Aids da SES. “Encontramos travestis HIV positivo. Segundo depoimentos de algumas travestis, nem todos os parceiros, geralmente caminhoneiros casados, querem usar a camisinha. As travestis já foram encaminhadas para o Cemar Siqueira Campos e os caminhoneiros já estão passando por intervenção de profissionais de saúde”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde intensifica prevenção das DST/Aids com profissionais do sexo – Fotos: Fabiana Costa/SES