Saúde inicia terceira turma de qualificação em teste rápido de HIV e Sífilis
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na quarta-feira, 9, a qualificação da terceira turma do Curso de Formação de Executores de Testes Rápidos de HIV e Sífilis na Atenção Básica. Nesse grupo, a SES qualifica novos 30 profissionais, do total de 420 médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O curso foi dividido em 14 turmas e confere 24 horas de carga horária.
Ao longo de três dias, os profissionais assistirão palestras sobre os conceitos e procedimentos de execução do teste rápido, a contextualização da Rede Cegonha e os aspectos epidemiológicos da Sífilis e do HIV nas regiões de Saúde. Além disso, os participantes também passarão por momentos de dinâmicas e acolhimento.
“A partir dessa ação, 73 municípios sergipanos promoverão o teste rápido em 100% das Unidades Básicas de Saúde”, disse a apoiadora da Atenção Básica da SES, Monalisa Fonseca.
Os testes rápidos para a detecção de HIV e Sífilis foram instituídos através da Portaria nº 77, de 12 de janeiro de 2012, do Ministério da Saúde. A norma dispõe sobre a realização desses procedimentos na Atenção Básica, assim como no âmbito da atenção pré-natal para gestantes e seus parceiros sexuais.
Para a enfermeira da Atenção Básica de Itaporanga, Renata Mota, o curso permitirá a qualificação do serviço. “Como o resultado do teste rápido é emitido em pouco tempo, em caso de positivo, conseguiremos iniciar o tratamento da paciente imediatamente, o que aumentará a garantia da saúde da mãe e, principalmente, do bebê”.
Em 2013, Sergipe notificou 272 novos casos de Sífilis Congênita. “Quanto mais cedo essa doença for diagnosticada, maiores serão as chances de tratá-la e reduzir esse índice. Cada vez mais a SES tem promovido ações para incentivar o diagnóstico precoce e alertar sobre a importância do pré-natal”, acrescentou Monalisa Fonseca.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]