Saúde fortalece modelo de gestão estratégica e participativa do SUS em Sergipe
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem traçado estratégias para fortalecer a Gestão Estratégica e Participativa do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Para continuar esta ação, foi realizada nesta quinta-feira, 11, uma reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS), da SES, do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE).
Os técnicos debateram a consolidação do núcleo articulador da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa, o ParticipaSUS, bem como a construção conjunta da agenda de 2010 e os detalhes do ‘Seminário de Gestão Estratégica e Participativa do SUS – 2010’, que acontecerá no Estado nos dias 23 e 24 deste mês.
Participante da reunião, a secretária adjunta de Estado da Saúde, Kathleen Cruz, destacou a importância da criação do núcleo articulador desta política. “É realmente necessário que os atores sociais estejam juntos discutindo a participação popular nas questões de saúde. Isso também faz parte da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS”, enfatizou a secretária adjunta.
Ela acrescentou que o Governo fez a proposta da Reforma Sanitária e todas as políticas de saúde que estão inclusas foram pactuadas com os gestores, os trabalhadores e os usuários do SUS, através das conferências de Saúde. “A reforma, denominada ‘Saúde Toda Vida’ é uma construção coletiva do Estado e da sociedade”, afirmou Kathleen Cruz.
Apoiador na implementação do ParticipaSUS em Sergipe, Osvaldo Peralta Bonetti, técnico da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do MS, ressaltou que a SES já tem uma gestão cooperada. “O primeiro seminário do ano em Gestão Estratégica será aqui em Sergipe. Este é um momento muito fértil para avançar com a participação popular, que implica na união de vários atores. É a democracia participativa, que quer dizer mais espaço de diálogo, melhor qualidade e maior resultado na assistência de saúde ao cidadão”, disse, informando que esta mesma proposta já foi levada para outros estados.
Outra reunião
Dando continuidade às ações nessa área, o Núcleo de Gestão Estratégica da SES vai realizar nesta sexta-feira, 12, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), outra reunião para discutir a transferência de recursos financeiros para a implantação do ParticipaSUS nos municípios. Técnicos do Ministério da Saúde também estarão presentes. “Vamos chamar os municípios para tirar as dúvidas, ouvir sugestões, enfim, fazer um diálogo sobre esta política com Estado e municípios”, enfatizou José Dias Júnior, coordenador do núcleo da SES.
- Saúde fortalece modelo de gestão estratégica e participativa do SUS em Sergipe – Foto: Márcio Garcez/SES