[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a manhã desta quarta-feira, 24, o diretor-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Antonio Carlos Guimarães, esteve reunido com cirurgiões plásticos que atuam no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A reunião, que aconteceu no Ministério Público Estadual (MPE), teve como principal ponto de pauta o fechamento da escala desses profissionais.

A fundação já solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) a cessão dos cirurgiões plásticos que não aderiram à FHS e, por isso, estavam à disposição da Secretaria de Estado da Administração (Sead), lotados em outros órgãos. “Uma vez tomada a decisão por esses profissionais se vão aceitar ou não a cessão, poderemos contratar os temporários em curtíssimo prazo”, explicou o diretor-geral.

A promotora de Justiça, Euza Missano, afirmou que o entendimento foi fechado. “Foi feito o acordo com os anestesiologistas e agora com os cirurgiões plásticos. Marcamos uma reunião para o dia 8 de abril somente para confirmar o que foi pactuado”, disse a promotora dos Direitos à Saúde, que classificou como necessária a contratação temporária de mais profissionais. “No entanto, já está pactuado que posteriormente será anunciado um prazo para a realização de concurso público”.

Durante a audiência, outros pontos também foram fechados. Um deles é que as cirurgias de mãos passarão a ter um fluxo de atendimento que envolva cirurgiões de mãos, ortopedistas e plásticos. Além disso, será feito um estudo para a implantação de serviço de fisioterapia voltado à reabilitação do paciente operado.

A Fundação Hospitalar também vai avaliar, em conjunto com a SES, a possibilidade de firmar um convênio com o Hospital Cirurgia para a realização de procedimentos cirúrgicos plásticos em pacientes sequelados por queimaduras. “O caminho que a gente preconiza de negociação entre as partes é sempre o do diálogo. A diretoria da FHS nunca se opôs a isso e na negociação conseguimos construir um consenso entre ambas as partes (médica e gestão). Isso significa um ganho para a população que necessita do atendimento”, destacou Antonio Carlos.

Neurocirurgiões

Antes da audiência dos cirurgiões plásticos, aconteceu um encontro com os neurocirurgiões. Nela, ficou estabelecida uma reunião ainda nesta quarta-feira, às 18h, entre os profissionais e a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio. Outra audiência foi agendada para o próximo dia 29, às 11h, no MPE. A pauta da reunião é o fechamento da escala destes especialistas no Huse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.