Saúde estimula solidariedade a portadores de HIV/AIDS
O técnico responsável pela coordenadoria do Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o médico Almir Santana, participou no último fim de semana de duas missas em intenção das vítimas do HIV/AIDS. As celebrações fizeram parte da programação da ‘Vigília e Mobilização Mundial em Solidariedade às Pessoas com AIDS’ (Internacional AIDS Candelight), realizada em Aracaju, na última sexta-feira, 18.
A primeira missa foi celebrada pelo padre Lucivaldo Ribeiro na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Coroa do Meio. "Temos que combater o preconceito e a discriminação, refletir sobre que educação em relação a este tema é dada às crianças. Temos que ser solidários com as pessoas portadoras do HIV e o povo deve se prevenir de acordo com o que é oferecido pela sociedade", discursou o padre Lucivaldo.
A segunda celebração foi realizada pelo padre Aélio Souza na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Conjunto Orlando Dantas, onde Almir Santana proferiu uma palestra sobre a solidariedade a portadores do HIV/AIDS. "O Programa de Prevenção de DST/AIDS tem o seu método, a igreja adota outro. No entanto, os dois têm algo em comum, que é proteger a vida. Cada um escolhe o seu método, o importante é a vida", comentou padre Aélio.
Diálogo
Para Almir Santana, dialogar com a Igreja Católica e seus fiéis durante a missa foi uma grande conquista. "É importante termos a Igreja como aliada na prevenção contra as DST/AIDS. Nós falamos para pessoas de todas as religiões, a nossa mensagem é geral. Pretendemos dar continuidade a este trabalho, não só com a Igreja Católica, mas com outras também. É uma experiência nova, precisamos da Igreja como aliada, sem confronto", explicou.
A Vigília
‘A Vigília e Mobilização Mundial em Solidariedade às Pessoas com AIDS’, realizada no dia 18 na Praça Fausto Cardoso, foi marcada por um culto ecumênico, celebrado por um padre, um pastor evangélico, um babalorixá e um representante da Federação Espírita de Sergipe. Na hora do culto, todos acenderam velas e ofereceram suas preces aos que já faleceram em decorrência da AIDS e aos que estão contaminados. O ato aconteceu numa parceria entre a SES e da Secretaria de Saúde de Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde estimula solidariedade a portadores de HIV/AIDS – Foto: Márcio Garcez/Saúde