Saúde encerra a 2ª Oficina Regional de capacitação do Controle Social
Na quarta-feira, 7, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (NUGEP), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou a última etapa da 2ª Oficina Regional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde. O encontro aconteceu na Escola Técnica de Estância e reuniu 65 conselheiros dos dez municípios que abrangem a região.
A ação tem por objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Estância e faz parte da política de educação permanente em saúde do Governo do Estado de Sergipe e da SES.
“Eu participei da primeira e essa segunda oficina me traz uma bagagem maior, como o Contrato de Ação Pública, que é um assunto extremamente novo para nós”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Estância, Leide Catuninho. A conselheira ainda salientou os benefícios trazidos para os novos conselheiros. “Eles, ao entenderem o seu papel, poderão exercê-lo com mais compromisso e trabalhar melhor as questões relacionadas às necessidades da população”, afirmou a presidente do CMS de Estância.
A conselheira do município de Tobias Barreto, Adriana Soares foi capacitada na regional de Lagarto e também esteve presente na capacitação da regional de Estância. “Nós participamos da capacitação dos conselheiros municipais de Lagarto apenas no módulo básico porque ainda não tínhamos noção de como funcionava o conselho. Ficamos sabendo que aconteceria essa capacitação em Estância e compartilhamos a nossa vontade de estar aqui hoje com a nossa secretária, que gentilmente nos forneceu o ônibus”, garantiu.
Esse momento de capacitação foi fundamental por representar o primeiro passo para que se apropriem do significado de ser um conselheiro. “Chegar hoje à última capacitação traz a sensação de dever cumprido e de contribuição para a qualificação do controle social, principalmente porque a devolutiva tem sido muito boa”, ressaltou o coordenador pedagógico da oficina, Élder Magno.
Para a secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES) e representante do NUGEP da SES, Iara Senna, quanto mais forem feitas capacitações, mais há necessidade de capacitar, considerando que o SUS é um sistema complexo. Segundo Iara, a Funesa tem sido parceira ativa nas capacitações há quase dois anos. “A Fundação trabalha com muita seriedade e está de parabéns pela parceria e pela cumplicidade no fortalecimento do SUS no Estado”, frisou a secretária executiva do CES.
Etapas
A primeira etapa da 2ª Oficina Regional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde aconteceu no dia 31 de outubro em Nossa Senhora do Socorro. Até o dia 7 de dezembro, passaram pelas sete regionais, Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Estância, capacitando cerca de 500 conselheiros.
- Saúde encerra a 2ª Oficina Regional de capacitação do Controle Social – Fotos: Walber Faria/Funesa