Saúde e Prevenção nas Escolas já capacitou mais de 500 profissionais
A coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), continua com o programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). A iniciativa tem como objetivo levar conhecimento e estimular o diálogo nas unidades de ensino dos 36 municípios inscritos no Selo Unicef sobre temas como a Saúde Sexual, Diversidade e Cidadania, Saúde Reprodutiva, Vulnerabilidade, Gravidez na Adolescência, DST/AIDS, dentre outros.
Esta semana, haverá treinamento para profissionais de Areia Branca, Gararu e Porto da Folha. "São três dias capacitando profissionais de educação e de saúde dos municípios. Na semana passada, treinamos nas cidades de Cristinápolis e Tomar do Geru. Até o momento já capacitamos 506 profissionais", informou Almir Santana, técnico responsável pelo Programa Estadual de DST/AIDS.
Segundo ele, cada profissional deve construir o plano de ação de cada escola para desenvolver as ações de prevenção das DST/AIDS durante todo o ano e também deve organizar o Cantinho da Prevenção, que pode ser na biblioteca, na sala dos professores ou em outro local a que os estudantes possam ter acesso.
De acordo com Almir Santana, o programa Saúde e Prevenção nas Escolas foi implantado em 2004, mas ainda não abrange todos os municípios sergipanos. "Estamos nos empenhando para expandir essa iniciativa e implantá-la em cidades e escolas que ainda não a possuem porque, como envolve profissionais de saúde e educação, o programa é uma importante ferramenta para desenvolver estratégias de promoção à saúde para crianças e adolescentes", disse Almir.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]