[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) iniciou, na manhã dessa quarta-feira,7, a IV mostra do Programa Saúde na Escola/Projeto Saúde e Prevenção na Escola (PSE/SPE), no auditório da Associação Atlética do Banese, para cerca de 300 participantes, incluindo alunos, professores e profissionais técnicos da área de saúde e educação que atuam no projeto.

Essa ação, que é interministerial e envolve o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), representa um momento de capacitação e soma de novos conhecimentos e visa o estímulo de práticas educativas nas escolas por meio da inclusão de temas de saúde e prevenção. “Nessa mostra, promovemos o intercâmbio entre as experiências exitosas que aconteceram nos municípios do Estado”, destacou a técnica do Programa Estadual DST/AIDS e representante do  Grupo Gestor Estadual (GGE), Edilma Barroso Novaes.

Para o coordenador do PSE na Seed, Rooesevelt  Costa, pretende-se, através dos resultados obtidos nesse ano, fortalecer o programa para que em 2012 novas escolas passem a aderir e conseguir aumentar a participação de jovens, professores e profissionais de saúde na  operacionalização. 

“Essa IV mostra não só evidencia o amadurecimento da política no Estado de Sergipe  e do Programa Saúde na Escola, mas também mostra que nós, brasileiros, estamos avançando na construção das políticas integradas”, destacou o representante da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o professor  Manoel Prado.

 “A proposta do PSE é trabalhar respeitando o direito das pessoas, levar informação utilizando a linguagem do jovem e educá-los para que eles atuem como multiplicadores desse conhecimento”, finalizou a representante do núcleo da Política Estadual de Enfrentamento ao Crack na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Jô Oliveira.

Com o SPE os jovens tem acesso a mais informações  e, com diálogo, fomentado por meio de oficinas e capacitações dentro das escolas, se aproximam mais dos seus professores, que atuam como agentes que visam a redução de danos.
 
“Se a gente não tiver como prevenir o problema, tentamos reduzir os danos”, destacou a professora do Colégio Estadual João Batista Nascimento, do município de Nossa Senhora do Socorro, Elizabete Gomes. Para a estudante, Thaís Souza, da mesma instituição de ensino, o aprendizado é importante, principalmente por ser um ensinamento que os pais geralmente tem dificuldade de tratar com os filhos, como gravidez na adolescência, DST/Aids e drogas.

Metodologia

A metodologia aplicada inclui palestras, exposições de banners confeccionados pelos alunos das escolas, mesa redonda, oficinas temáticas, e panorama da participação juvenil  no PSE/SPE de Sergipe.

O gerente  de  DST/Aids da SES, o médico Almir Santana,falou sobre o assunto e destacou a necessidade de sua palestra, que abordou  a atual situação da Aids no Estado, a vulnerabilidade dos jovens, a questão do preconceito, a gravidez na adolescência e  a importância da prevenção.

“Há muitos jovens que estão informados, mas não mudam o comportamento. As pesquisaa mostram que, no máximo, 60% dos jovens utilizam camisinha na primeira relação. Precisamos ampliar esse  percentual”, finalizou Santana.

Programa Saúde na Escola

O PSE foi criado em 2007 e é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O PSE tem como objetivo oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.

O programa também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

Saúde e Prevenção nas Escolas

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) se constitui como uma ação interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) em parceria com Unesco, Unicef e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Atualmente o Saúde e Prevenção nas Escolas está inserido no componente de promoção da saúde e prevenção do Programa Saúde nas Escolas (PSE).

O SPE tem como principais objetivos contribuir para a promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens; contribuir para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids entre adolescentes e jovens escolares; desenvolver ações articuladas no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde; envolver toda a comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva; e promover a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores das suas realidades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.