[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã dessa quinta-feira, 13, aconteceu no bairro Coroa do Meio a abertura do II Encontro de Grupos de Trabalhos Intersetoriais Municipais (GTIM) do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação que segue até sexta-feira, 14, é promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) por meio do Núcleo de Gestão da Linha de Cuidado (NUGELC), da Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente e da Gerência de DST/Aids, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seed).

Ao todo, estão reunidos em torno de 200 profissionais da Saúde e da Educação, que serão capacitados para potencializar suas atuações nos municípios.

“Nesse momento, eles se instrumentalizarão para melhor coordenar o programa e oferecer a assistência para todos os alunos das escolas inseridas no PSE. Além disso, promoverão a troca de experiências como forma de trazer novos conhecimentos”, pontuou a representante do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual, Luciana Boaventura.

Para a assessora técnica da Diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), Jaqueline Dourado, a intersetorialidade é fundamental para a execução do Programa. “Através da parceria, podemos agir de forma preventiva na saúde e educação da criança e do adolescente. Dentro do ambiente escolar, trabalhamos com saúde, contribuindo, dessa forma, para que a gente tenha, em Sergipe, adultos mais saudáveis”, garantiu.

Pela segunda vez no encontro, a representante do GTIM em Lagarto, Eva Cristine, destaca a importância desse momento. “Por meio dessas reuniões, retornamos aos municípios com condições de orientar os profissionais que trabalham no programa. Na primeira reunião, discutimos sobre o monitoramento das ações desenvolvidas, de modo que a gente alimentasse o sistema de informação e pudéssemos acompanhar o alcance das metas pactuadas. Nesse momento, espero estreitar as relações entre os grupos de trabalho municipal, estadual e federal e ampliar o olhar por meio da troca de experiências”, explicou.

Grupos de Trabalho Intersetoriais

Os Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI) tem o papel de realizar discussões de articulação entre as políticas e ações de educação e saúde contempladas no programa. Ao todo, existem três grupos, o GTIM, o Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTE) e o Grupo de Trabalho Intersetorial Federal (GTF).

“ Formados pelos coordenadores municipais do PSE, os grupos municipais  trabalham as potencialidades e fragilidades de cada município, que são trazidas aos grupos estaduais. Essa discussão feita aqui será levada ao Grupo de Trabalho Intersetorial Federal (GTF), que propõe soluções às fragilidades e analisa a situação local”, explica a representante do Ministério da Educação (MEC) e integrante do GTF, Márcia Vieira.

Programa Saúde nas Escolas

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde para a população adolescente e jovem, com idade entre cinco e 19 anos, dentro da rede básica de ensino. Essas ações acontecem de forma intersetorial entre os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) e da Rede Básica de Ensino. O Saúde nas Escolas é uma articulação do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).

Em Sergipe, 66 municípios fizeram a adesão ao programa e oferecem aos alunos orientações sobre saúde bucal e escovação, avaliação oftalmológica, auditiva, oficinas educativas sobre as DST/Aids e gincanas esportivas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.