Saúde e Caravana Siga Bem realizam testes rápidos em caminhoneiros no sul de Sergipe
Na tarde da última terça-feira, 2, a Unidade Móvel “Fique Sabendo”, da gerência de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegou ao município de Umbaúba, situado a 95 km da capital. A parceria com a Caravana Siga Bem integrou as atividades do programa, onde foi disponibilizado aos caminhoneiros e pessoas da comunidade o teste rápido do HIV e Sífilis. A ação aconteceu no Posto de Combustíveis “Reforço II” no Km 179, da BR 101.
A iniciativa de levar a Unidade Móvel com toda a aparelhagem para o diagnóstico da Aids e da Sífilis, durante a parada da Caravana Siga Bem, foi a primeira realizada este ano, pelos estados por onde o programa passou. Ao total, foram realizados 188 testes rápidos, além da distribuição de folhetos educativos, porta-camisinhas contendo dois preservativos femininos e seis masculinos, gel lubrificante e orientações de Saúde. O gerente estadual de DST/Aids, Almir Santana, explica que a iniciativa visa mostrar a importância da prevenção.
“Como o caminhoneiro faz parte de um grupo vulnerável para contrair as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), por passar muito tempo na estrada e ter relações sexuais com outros parceiros, nosso foco é informar a importância da camisinha e diagnosticar os possíveis casos. Toda pessoa que for diagnosticada aqui, vai ser encaminhada a alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) para confirmação do resultado e posterior tratamento. Também reforçamos a importância do pré-natal nas mulheres e companheiros, como forma de combater a Sífilis Congênita”, explica.
Dados do programa estadual revelam que os caminhoneiros estão se cuidando mais nos últimos anos. No início da epidemia das DSTs, no final da década de 80, mais de 20 caminhoneiros de Itabaiana foram diagnosticados com Aids. Já em 2008, apenas cinco casos foram confirmados na mesma região. Durante a ação de ontem, foram confirmados quatro casos da Sífilis e um de HIV.
“Esse tipo de motorista trafega em boa parte do Brasil e há o perigo dele levar a doença para outras pessoas, em outros lugares. A camisinha sempre é a melhor prevenção”, ressalta.
O caminhoneiro Paulo Fernandes aproveitou a oportunidade para se informar e fazer o teste rápido. Ele, que estava na estrada, de Pernambuco em direção a São Paulo, conta que nunca realizou esse tipo de exame e, também, foi a primeira vez que conheceu uma Unidade Móvel para a realização dos procedimentos.
“É muito importante ter esse tipo de serviço nos postos de combustíveis. Não temos muito tempo para procurar uma Unidade de Saúde frequentemente. Vou seguir viagem mais tranquilo e prevenido”, declara.
Sempre que pode, o motorista Gilvan Gama, que dirige há 18 anos, dá uma parada para checar sua saúde. “Eu pensei que o teste iria demorar. Durou apenas 10 minutos, tempo que valeu muito a pena. Fui bem atendido e ainda tirei minhas dúvidas sobre DST”, revela.
Quem também não perdeu a oportunidade para fazer o teste gratuitamente foi a comerciante Eliane Andrade, 30 anos, que se recebeu porta-camisinhas para distribuir entre as amigas. “Eu estava mesmo precisando fazer esse teste. Ele é muito caro na rede particular. Agora, estou mais tranquila com a minha saúde. Vou aproveitar e também chamar minhas colegas do trabalho”, enfatiza.
Caravana Siga Bem
A Caravana Siga Bem está em sua sétima edição e, este ano, vai rodar mais de 21 mil quilômetros por nove meses, em 57 cidades de 21 Estados. Ao total, o programa vai parar em 42 postos da rede Petrobrás para realizar ações preventivas, com apresentações de Saúde, culturais, de segurança, cidadania e sorteio de brindes. A Caravana, que ficou em Umbaúba por dois dias, veio da cidade de Santo Estevão (BA) e agora segue em direção a Campina Grande (PB).
O assessor de imprensa do programa, Aderlei de Souza, afirma que as parcerias realizadas pelos locais onde a caravana passa são essenciais para o andamento do Siga Bem. “O nosso foco é trabalhar com temas sobre a exploração e abuso sexual em crianças, por meio do Disque 100, e o enfrentamento à violência doméstica, com o Ligue 180. A parceria com a SES foi essencial para garantirmos um maior número de serviços ao nosso público. Sergipe foi o primeiro Estado que contribuiu com uma impecável estrutura móvel de teste rápido para a caravana”, finaliza.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde e Caravana Siga Bem realizam testes rápidos em caminhoneiros no sul de Sergipe – A comerciante
- Eliane Andrade
- aproveitou a oportunidade para também pegar porta camisinhas e se informar