[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Exercício da cidadania e responsabilidade social. Esses dois valores nortearam a fala do secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, na abertura da 9ª Conferência de Saúde Aracaju, quando representou o governador Marcelo Deda na noite da última quarta-feira, 13, no Hotel Parque dos Coqueiros, na Orla de Atalaia.
 
Durante a solenidade de abertura da conferência, que tem o tema “Cuidando de todos: Um desafio para a gestão”, autoridades e conselheiros municipais de saúde reafirmaram a importância do controle social para o Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista democrática do povo brasileiro. O secretário destacou o momento da conferência como uma prática democrática que tem de ser exercida por todos os cidadãos.

“Na Constituição brasileira, a prática da democracia se dá de duas maneiras: uma delas são as eleições de representantes no poder público; a outra forma é a maneira representativa e participativa por meio de como ocorre a participação da cidadania nos conselhos, neste caso, o da Saúde. Estamos aqui com a inestimável oportunidade de nos sentirmos cidadãos e temos que comemorar isto”, disse Guimarães.
 
Em se tratando da responsabilidade social, o secretário deu ênfase ao papel dos usuários, prestadores de serviços e gestores e representantes dos conselhos de Saúde na construção do SUS. “O momento é muito oportuno para que possamos fazer reflexões  dessa importante política pública de Saúde que é o SUS. Neste momento, é preciso que sejam discutidos os problemas, dificuldades e, em especial, os usuários têm que conseguir acesso aos serviços de Saúde. Ao discutirmos o SUS, precisamos tomar cuidado para não desqualificarmos o todo, somente porque uma parte pode não estar tão boa”, alertou Antônio Carlos Guimarães.   
 
Já o vice-prefeito e secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, falou sobre a característica que o SUS como um sistema sempre em construção. “Para que o SUS se consolide como instrumento de melhoria de vida das pessoas é necessário que as pessoas participem efetivamente deste momento”, disse. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lembrou a conferência como um momento de escuta dos gestores públicos. “Esse momento é muito significativo que a sociedade tem de se expressar. Nós gestores temos que falar, também, mas devemos ouvir mais o que o cidadão tem a nos dizer”, afirmou Edvaldo.
 
Conselho de Saúde
 
O presidente do Conselho de Saúde de Aracaju, Marcos Luiz Macedo Santana, tem a expectativa de que, do encontro, saiam as melhores propostas para a gestão municipal do SUS. “As pessoas, dos vários setores, estão muito motivadas para construir um SUS cada vez mais justo, humano e que solucione os problemas de Saúde da população”, disse o presidente.
 
O conselheiro José Roque dos Santos destacou o trabalho dos conselheiros no controle social do SUS. “Hoje eu tenho clareza do que é o SUS e da sua complexidade. Meu mandato terminou e agora é a vez de outras pessoas participarem deste processo tão valioso para a sociedade”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.