Saúde divulga resultado da seleção de projetos na área de DST/Aids
A Gerência do Programa Estadual de DST/Aids concluiu esta semana a segunda etapa da seleção de projetos comunitários voltados à prevenção e assistência a pessoas com doenças sexualmente transmissíveis, vírus HIV e Aids. Um total de cinco instituições foram classificadas para receber recursos do Plano de Ação e Metas (PAM), que tem como foco a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da Aids.
São elas: Movimento Popular de Saúde (Mops), Casa da Doméstica, Associação Sergipana dos Travestis e Transgêneros (Astra), Luz do Oriente e Associação dos Moradores das Palafitas da Coroa do Meio (Samoripac). “Em um ano, serão repassados R$ 20 mil para a execução dos projetos. Este valor que equivale a 10% dos recursos do PAM enviados pelo Ministério da Saúde”, disse José Augusto Oliveira, da Gerência do Programa Estadual de DST/Aids.
Nesta segunda etapa, as entidades e seus respectivos projetos foram avaliados em nove itens: experiências com trabalhos de prevenção, diagnóstico do contexto de DST/Aids no Estado, objetivo do projeto, descrição das atividades, integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), articulações com outras instituições, sustentabilidade, orçamento e monitoramento, e avaliação.
Para a análise das propostas, integraram o comitê seletivo o assessor técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Nelson Ramos Correia, e as assistentes sociais e professoras do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Clarissa Andrade Carvalho e Maria de Fátima. Cada instituição obteve uma somatória de notas diferente, porém isso não interferirá no recebimento do recurso.
Etapas
A primeira etapa da seleção consistiu na análise da documentação das instituições. Dentre as cinco que participaram dessa segunda fase, uma delas, a Astra, estava com uma pendência, por isso seu nome não apareceu na publicação do resultado divulgado no dia 22 de fevereiro. “O problema era na prestação de contas ao Estado de um trabalho realizado anteriormente, mas foi solucionado em tempo”, explicou Oliveira.
Apesar de já selecionadas as instituições, haverá ainda uma terceira etapa, na qual técnicos indicados pelas secretarias de Saúde do Estado e do município de Aracaju visitarão as entidades com objetivo de adequar os projetos contemplados: Vida segura, feira sustentável (Mops); Saúde nossa de cada dia (Casa da Doméstica); Mais prevenção, menos vulnerabilidade (Astra); Transformação do saber (Luz do Oriente); e Prevenção, conscientização e cidadania (Samoripac).
- Saúde divulga resultado da seleção de projetos na área de DST/Aids – Foto: Wellington Barreto