Saúde disponibiliza 100 mil camisinhas para o carnaval em Sergipe
O Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está preparado para auxiliar os municípios nas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e ao vírus HIV durante o período carnavalesco. Ao todo, serão disponibilizados 100 mil preservativos para atender 30 municípios sergipanos que comemoram a festa.
“Estamos aconselhando que, nas localidades onde o carnaval é tradicional e há uma aglomeração maior de pessoas, sejam montadas barracas com banners, material educativo e agentes comunitários de saúde uniformizados com o slogan da campanha 2010”, informou o médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids.
Segundo ele, a campanha é a mesma do Ministério da Saúde, que este ano enfoca as mulheres de 16 a 24 anos de idade e os homossexuais. O motivo é o crescimento da Aids nesses grupos. “O número de casos é maior entre as mulheres jovens: são oito casos em meninos para cada dez casos em meninas. Essa inversão se apresenta desde 2008”, justifica Almir Santana, acrescentando que as estatísticas também confirmam que no sexo masculino há maior transmissão entre homossexuais. “A proporção é de 39,2% contra 22,2% em heterossexuais”.
O slogan da campanha – “Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre” – busca atingir tanto os apaixonados quanto aqueles que querem apenas curtir. São dois vídeos, um direcionado às meninas e o outro aos jovens gays. Em ambos, o protagonista é uma camisinha falante que alerta os jovens para o uso do preservativo.
Ações
Nos municípios que recebem mais turistas, como Neópolis, Pirambu, Itaporanga D’Ajuda (Praia da Caueira) e Estância (Praia do Abaís), está sendo incentivada a adoção de uma nova estratégia. “Sugerimos que os agentes comunitários façam um mapeamento identificando as casas que foram alugadas, ou que sirvam de alojamento para muitas pessoas, e disponibilizem as camisinhas nestas localidades”, enfatizou Almir Santana.
Já em Aracaju, a equipe do Programa Estadual de DST/Aids promoverá no sábado, 13, partir das 9h, uma ação de prevenção no Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite (rodoviária nova). “Vamos entrar nos ônibus e envolver os passageiros e motoristas sobre a importância do uso do preservativo. A idéia é que eles repassem as informações adiante”.
O médico acrescentou que o Programa Estadual esteve presente no último fim de semana, juntamente com o camisildo (veículo em formato de camisinha), nas cidades que comemoraram a prévia carnavalesca. “Levamos o Bloco da Prevenção a Poço Verde, Propriá e Feira Nova. Nos dias de carnaval, o bloco irá às cidades de São Cristóvão, Canindé, Neópolis e à Praia da Caueira”.
Em Neópolis, as ações de prevenção começaram no último domingo, 8. Técnicos do Estado, juntamente com cerca de 20 agentes comunitários de saúde, realizaram a ‘Prevenção na Feira’. “Montamos uma tenda na feira livre do município, com carro de som, dando orientações e aproveitamos para apresentar a camisinha feminina. O surpreendente é que muitas pessoas ainda não conheciam este preservativo e a reação foi muito positiva”, concluiu Almir Santana.
*Com informações do Ministério da Saúde
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde disponibiliza 100 mil camisinhas para o carnaval em Sergipe – O médico Almir Santana / Foto: Wellington Barreto / ASN