[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicas da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniram-se na última sexta-feira, 4, com a coordenadora da Unidade de Diagnóstico Oral e Odontologia para Pessoas Especiais (Udope) do Hospital Universitário e professora de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ignez Aurora. O encontro, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SE), serviu para discutir a implementação dos serviços de Saúde Bucal para pacientes especiais nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Estado.

A Udope é referência ambulatorial e hospitalar no Estado para tratamento dentário de pessoas especiais. "A unidade também promove a capacitação dos estudantes nesta área e ainda participa de eventos relacionados às pessoas especiais, como as que vivem com transtornos mentais ou Síndrome de Down", informou a professora Ignez.

De acordo com ela, as pessoas especiais são atendidas a depender do nível de comprometimento físico e psicológico gerado pela deficiência que apresentem e a triagem de quem precisa deste tipo de atendimento é realizada atualmente no ato de seu acolhimento. "A implantação do serviço nos CEO faz parte da construção da Política Estadual de Saúde Bucal", explicou Rosiane Azevedo Cerqueira, gestora da Atenção Básica da SES.

As participantes da reunião discutiram a qualificação e ampliação dos serviços da Udope, a capacitação dos profissionais que trabalharão nos CEO e a montagem do protocolo que estes profissionais deverão seguir. "Acho que a criação do protocolo deve ser seguida de perto pelos profissionais, porque eles que lidam no dia-a-dia com os pacientes e sabem melhor as dificuldades", opinou Ignez Aurora.

Existem três CEO em Sergipe, localizados em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. Segundo Cristiane Melo e Rosana Reis, gestoras da Atenção Básica, que também participaram da reunião, estão previstos mais 10 Centros nos municípios de Estância, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaiana, Tobias Barreto, Neópolis e Boquim.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.