Saúde discute boas práticas da água mineral
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Vigilância Sanitária (Divisa), realizou, na tarde da última sexta-feira, 8, uma reunião com oito marcas de água mineral após ação de fiscalização do setor em rodovias federais e estaduais em Sergipe.
O objetivo da reunião, solicitada pelo próprio setor produtivo, foi ajustar entendimentos sobre a legislação vigente para as boas práticas quanto aos rótulos, lacre, selo fiscal e sanitário, assim como a forma de transporte. Estiveram presentes todas as produtoras de água mineral em Sergipe: Entre Rios, Lev, São Cristóvão, Santa Cecília, Indiana, Imperial, Monte Claro e Indaiá.
Na oportunidade, o setor produtivo sugeriu que a Divisa promovesse cursos para que as empresas capacitem seus funcionários das áreas de gerência, produção e responsável técnico e se adequem às normas previstas na legislação. Propostas para educação e conscientização também foram acatadas pela Divisa.
“Propomos a produção de uma cartilha direcionada aos distribuidores para que eles, que fazem parte da cadeia produtiva de água mineral, ajudem a disseminar a legislação em vigor e o consumidor cobrar que seu distribuidor cumpra essas normas”, disse Rodrigo Lima, representante da água mineral Imperial.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pombo, a Divisa tem a competência de licenciar as fontes, fiscalizar as boas práticas de produção, verificar o transporte, dentre outras funções. “O segmento teve a maturidade de procurar a Vigilância Sanitária para trazer as suas dúvidas e esclarecer pontos que não estão claros. A Vigilância está de portas abertas para qualquer segmento por ela regulado para orientarmos, fazermos parcerias, objetivando a educação sanitária e proteção da saúde da população”, afirmou Pádua.
A capacitação de funcionários das empresas ficou pré agendada para o próximo dia 14 ou 15 de junho. Serão 30 pessoas envolvidas na oficina de boas práticas de produção, transporte e armazenamento da água mineral.
- Saúde discute boas práticas da água mineral – Fotos: Wellington Barreto/SES